2013/11/30

NASA quer recuperar telescópio espacial Kepler usando vento solar como estabilizador


Com a avaria de várias peças críticas no telescópio espacial Kepler, a sua capacidade para se manter direccionado para o ponto alvo com a precisão necessária desapareceu, deitando por terra a sua missão de procurar planetas distantes. No entanto, seria um desperdício ter em órbita um telescópio que está 100% funcional a nível óptico sem lhe dar algum uso... e é isso que a NASA está a tentar evitar.


Para manter o alinhamento com precisão, o Kepler necessita de um mínimo de três rodas giroscópicas que lhe permitem ajustar continuamente o seu alinhamento - depois de várias avarias que reduziram o número de rodas funcionais a duas, o Kepler perdeu essa capacidade. Agora, a NASA quer usar o vento solar como estabilizador, usando a forma dos seus painéis solares como se fossem um aileron que mantém o conjunto suficientemente estável para que possa voltar a ser funcional.

O único senão é que devido à sua órbita, irá haver momentos em que o vento solar não "bate" na parte coberta com painéis solares, e este sistema não poderá ser utilizado, mas ainda assim a NASA pretende dar-lhe o uso mais eficiente, reorientando-o em cada secção de modo a que observe diferentes partes do céu conforme o seu posicionamento.

Não se trata de uma solução perfeita, e não permitirá acompanhar um alvo continuamente para detectar todas as variações que possam ocorrer (o que significa que poderá "perder" alguns planetas que passem em frente às estrelas nos momentos em que o Kepler está a "olhar para outro lado"), mas sempre será melhor do que ter um telescópio espacial em órbita sem que lhe seja dado qualquer uso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)