2013/11/06

Samsung revela planos para o futuro (Ultra HD nos smartphones em 2015?)


Quando é que se pode parar um pouco para respirar? A acreditar nos planos da Samsung para os próximos anos... nunca. Se se sentiam satisfeitos com os actuais smartphones, nos próximos continuarão a haver melhoramentos que nos irão fazer olhar para os modelos actuais tal como actualmente olhamos para os modelos de há três ou quatro anos atrás.



Para os próximos anos a Samsung quer demarcar-se ainda mais dos restantes fabricantes, e para isso vai começar a investir na criação de CPUs (SoC's) especializados, tal como a Apple e Qualcomm, em vez de se limitar a "juntar" os núcleos A7, A9, A15 standards da ARM. Isto poderá complicar um pouco a vida a nível das modificações necessárias para tirar o melhor partido dos seus chips, mas dá-lhes também a oportunidade de se distanciarem da concorrência combinando firmware e hardware de forma mais eficiente.

Nos ecrãs, a Samsung quer condensar ainda mais a sua tecnologia OLED RGB, atingindo os 560ppi (para referência, o Galaxy S4 tem "apenas" 441ppi), permitindo usar maiores resoluções. Se para 2014 a Samsung prevê que a resolução WQHD (2560x1440) se torne na mais popular, para 2015 podemos esperar a popularização dos ecrãs Ultra HD 4K (3840x2160).

Será que estão mesmo a insinuar que vamos ter smartphones com resolução Ultra HD?... Só se for mesmo para apreciar os detalhes com uma lupa! (Por outro lado, bem que esta resolução em ecrãs compactos será muito bem vinda, para equipamentos como os Oculus Rift, que precisam desesperadamente de maiores resoluções e pixeis mais compactos.)

Que vos parece a perspectiva de virmos a ter resoluções Ultra HD num smartphone? Fará realmente sentido ter ecrãs com 600-800ppi, ou mais?

5 comentários:

  1. Mas aposto que vão continuar a vender portáteis com resoluções de 1366 x 768

    ResponderEliminar
  2. Uma ideia absolutamente idiota!
    Resoluções tão elevadas em smartphones tornam-se desvantajosas.
    Primeiro, porque já ninguém consegue distinguir a diferença entre um ecrã Full HD e Ultra HD com esse tamanho.
    Segundo, porque ecrãs com essa resolução comem mais bateria e necessitam de GPUs mais poderosos para funcionar sem trazer benefícios visuais visíveis.

    Não faria mais sentido um ecrã Full HD e/ou 720p para aproveitar ao máximo o GPU destes SoCs?

    Depois, quem é que vai aproveitar os 4K? Alguém vai fazer download de um filme 4K para ocupar mais de metade da memória do telemóvel para ver num ecrã tão pequeno?

    Nesse aspecto a Apple acaba por ter alguma razão em não aumentar mais a resolução no iPhone.
    Esta mania de só pôr números maiores já começa a chatear.

    ResponderEliminar
  3. Em vez de adicionarem ecrãs com muito mais que 300ppi, porque não apenas ter suporte para reprodução 4K num ecrã externo? Por cabo, ou por wireless.

    Mais pixels só gastam mais energia, só tornam o telemóvel menos eficiente. E quando são pixels desnecessários para a visão humana "normal"... Pior.

    ResponderEliminar
  4. Ridículo já pouco se nota a diferença neste momento. E que tal melhorarem as as baterias para super ultra duradouras.

    ResponderEliminar
  5. Ridículo já pouco se nota a diferença neste momento. E que tal melhorarem as as baterias para super ultra duradouras.

    ResponderEliminar