2013/12/29

Chromebooks dão salto de gigante em 2013


Parece que a Microsoft tem motivos para ficar preocupada: na lista de portáteis mais vendidos pela Amazon, as duas primeiras posições são ocupadas por Chromebooks. Uma indicação de que os consumidores parecem estar realmente receptivos ao portáteis com Chrome OS... e a sentir cada vez menos a falta de um computador "com Windows".

É certo que a transição do Windows 7 para o Windows 8 poderá ter sido demasiado radical e tido um impacto (negativo) que apanhou a Microsoft de surpresa - que já demonstrou reconhecer esse facto ao introduzir algumas alterações por pressão dos utilizadores (mas ainda faltando algumas/muitas coisas). Isso poderá ter contribuído para que, tendo que se adaptar a um novo sistema, então talvez seja mais vantajoso optar por um Chrome OS, que nos liberta do peso de um sistema operativo "tradicional" e que nos dá aquilo que interessa à maioria das pessoas: um browser e o acesso à internet.

Sim, o Chrome OS ainda tem bastantes limitações - especialmente se o quiserem utilizar sem acesso à internet - e é inevitável procurar algumas alternativas um pouco menos directas para fazer algumas operações que num Windows se podem fazer facilmente (como edição de imagem - para não falar em edição de vídeo e som, etc.) Mas por outro lado temos também um factor fundamental neste seu sucesso: o seu preço bastante reduzido, inferior a $200 no caso dos dois Chromebooks Acer e Samsung no topo da tabela da Amazon. Algo que até poderemos relacionar com o sucesso dos económicos netbooks há alguns anos atrás, quando o seu preço os tornava interessantes como computador secundário... e que em muitos casos também acabaram por se tornar no computador principal para muitas pessoas (ou até mesmo o seu primeiro computador).

Segundo estatísticas da NPD, de 2012 para 2013 os Chromebooks deram um salto de 0.2% das vendas de todos os computadores e tablets para uns apreciáveis 10% (que se transformam em 21% quando se contabilizam apenas os portáteis.) Significa isto que os restantes portáteis ainda estão confortavelmente no topo com cerca de 80% das preferências... mas vai ser interessante ver como é que esta evolução vai continuar no ano de 2014 - pois se continuar com o mesmo ritmo... será preocupante para a MS e para o Windows.

1 comentário:

  1. Embora se trate apenas do mercado dos EUA e de vendas através dos "canais" comerciais é de facto notável o rombo que certo monopólio tem vindo a sofrer ano-após-ano. Passar de mais de 90% para os actuais 61% (cerca de 64% se juntarmos os tablets) em tão curto espaço de tempo só mostra quanto o paradigma mudou.
    Porém, se os números são mesmo maus para certa corporação lá está a NPD para ajudar a dourar a pílula como por exemplo no caso dos tablets em que a passagem de 0,8% para 2,2% é visto como "Windows tablet sales nearly tripled" enquanto a passagem de 0,2% para 9,6% dos Chomebooks (48 vezes mais!!!) ficou-se pela leve menção de "the largest share increase across the various product segments" no meio de contas que desvalorizam completamente o feito. Também olhando para o gráfico se vê que estão a levar uma grande banhada mas preferiram ficar pelos aumentos de vendas e decidir que "até ganharam"!

    Mais incrível ainda é assistir ao descalabro total nas contas dos fabricantes, de igual período de 2012 para 2013:
    - HP passou de 36,4% para 30,4% (-6%) - na idiota maneira de fazer contas eles consideraram que a HP cresceu 4,9%!!!!;
    - Lenovo de 23,6% passa para 23,3% (-0.3%)e cresceu 24%!!!!!;
    - Apple de 17,9% para 16,1% (-1,8%) e cresceu 13,3%!!!!
    - Samsung de 1,7% para 10% (588%) e cresceu 678%!.

    Sinceramente, já consigo ver uma maneira destes gajos conseguirem colocar notícias em várias revistas que apenas se limitam em papaguear os números que lhes dão. Pelo menos na ligação que indicaste até foram mais honestos e nota-se que fizeram algum estudo da análise ao cortar com as profecias de NPD.

    https://www.npd.com/wps/portal/npd/us/news/press-releases/u-s-commercial-channel-computing-device-sales-set-to-end-2013-with-double-digit-growth-according-to-npd/

    @braço.

    PS: não coloco qualquer ligação a outros sites mas todos sabem que são os dos costume...

    ResponderEliminar