2013/12/09

Google prepara Nexus TV para 2014


Não é segredo que os "gigantes" da tecnologia querem dominar o televisor na sala de estar. Os rumores de um televisor da Apple, Googe, Intel (e a Microsoft, que o quer fazer com a sua Xbox) demonstram bem o interesse que há, e agora surgem novos rumores de que o Google irá lançar um Nexus TV em 2014.



Este Nexus TV poderá ser visto como um Chromecast mais evoluído, com a capacidade para correr um sistema operativo Android (e assim ter acesso aos milhões de Apps existentes, incluindo jogos) mas que continuará a depender dos serviços online para os conteúdos de vídeo - mas assim também "escapando" às questões de licenciamento com os habituais canais tradicionais de distribuição.

... A mim parece-me que o factor principal para conquistar o público vai centrar-se quase exclusivamente na forma como o interface for apresentado. Os utilizadores estão cansados de anos e anos a utilizar televisores que continuam a apresentar interfaces anacrónicos com décadas de existência; e até mais mais recentes Smart TVs, caiem na tentação de apresentar gráficos "demasiado espampanantes", que depois têm como consequência uma navegação lenta mesmo quando se quer fazer apenas algo simples que deveria ser possível fazer de forma instantânea. E nem vamos falar da complexidade acrescida que faz com que a maioria dos utilizadores nem sequer saiba o que o seu televisor (ou box) é capaz de fazer.

Será o Google capaz de fornecer tudo isso e fazer com que um pequeno Nexus TV revolucione a forma com olhámos para os televisores? Deveremos ficar a saber já em 2014... mas eu bem que gostava que em vez de um Nexus TV o Google nos desse um Nexus Hub que fizesse isso e muito mais; tornando-se num verdadeiro posto de comando para toda a casas, podendo comandar e monitorizar todo o tipo de equipamentos inteligentes, como a iluminação, sensores, etc. etc. (Mas considerando que o Android@Home parece ter ficado esquecido na gaveta, como se nunca tivesse tido honras de uma apresentação pública... não tenho grande esperanças nisso.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)