2013/12/22

Novo Mac Pro edita vídeo Ultra HD 4K com múltiplos efeitos em tempo real


Quem trabalha com edição de vídeo sabe o quanto é frustrante ficar à espera que um projecto fique concluído, com o computador a aplicar as diversas correcções e efeitos nos clips de vídeo. E agora que as coisas começavam a ficar confortáveis na edição de vídeo Full HD, temos o vídeo Ultra HD 4K a chegar, que irá novamente complicar a vida a quem trabalha na área... a não ser que optem por um sistema como o novo Mac Pro da Apple.

Os novos Mac Pro chegaram há poucos dias às lojas e os primeiros clientes começaram já a partilhar com o resto do mundo o que estes pequenos computadores são capazes de fazer. Para o assunto em questão - a edição de vídeo - o novo Mac Pro parece não ter qualquer problema em "brincar" com vídeo Ultra HD 4K, aplicando efeitos em tempo real sem perder um único frame (drop frame). E quanto me refiro a aplicar efeitos, não me refiro a aplicar apenas um efeito, nem dois, nem cinco, nem sequer dez... no vídeo que se segue vemos que o Mac Pro nem sequer fica amedrontado ao reproduzir vídeo 4K com 18 efeitos aplicados, em tempo real!

Claro que o seu CPU, as suas placas gráficas - e também o seu SSD que permite velocidades de cerca de 900MB/s de leitura e escrita - fazem parte do conjunto que torna tudo isto possível. Mas no mínimo servirá para demonstrar que a "desculpa" de que gravar e editar vídeo Ultra HD encarece enormemente uma produção, poderá não ser assim tão válida daqui para a frente.

Sim, o Mac Pro começa nos $3000 dólares (por cá ainda não sabemos os preços que a Apple irá praticar em Portugal), mas falando-se de edição de vídeo profissional... até os $10 mil dólares por um modelo mais artilhado acabam por ser uma pechincha para o tipo de trabalho que poderá realizar.

Actualização: querem saber quanto custaria um PC com características idênticas?

Venham de lá esses conteúdos em Ultra HD 4K... e televisores (e monitores) mais baratos que nos permitam vê-los como é suposto. (E aproveitava também a oportunidade para pedir que dissessem adeus aos 24fps do "standard" cinematográfico - é ridículo estar a promover-se a alta tecnologia da qualidade de imagem, e depois ficar preso a uma framerate obsoleto que apenas foi definido por ser o "mínimo aceitável" para poupar dinheiro na película e ainda assim dar a ilusão de movimento. Arredondem isso para os 60fps, e fica o assunto arrumado! :P)

9 comentários:

  1. Isso consegue-se com qualquer workstation com specs similares... Só que ninguém fala disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh.. mas isso não tem uma maça roída.. :)

      Eliminar
    2. E quanto não custa essa mesma WS com especificações iguais?

      Eliminar
    3. Custa o mesmo preço (ou até menos), com a vantagem de ser completamente modular. O que significa que se algum componente avaria, é facilmente e rapidamente substituído, até pelo próprio utilizador ou (se for o caso) departamento IT.

      Eliminar
    4. O “Anti-Apple” é um estado de espirito que teima em dar o ar da sua graça. Há algumas marcas do qual também não gosto, mas não me ponho a fazer comentários depreciativo, assim que alguém faz um post sobre elas. Se não gostam, não comprem. É o que eu faço. Se vão comentar, façam-no de forma construtiva.

      http://appleinsider.com/articles/13/12/24/apples-new-mac-pro-a-better-value-than-the-sum-of-its-parts

      Eliminar
  2. Os valores para Portugal estão anunciados desde dia 19 de Dezembro de 2013 no site da apple.com/pt/Store.

    ResponderEliminar
  3. Parece que toquei na ferida.
    As minhas desculpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Manuel, simplesmente desisti de perder tempo com quem apenas quer desconversar. Para isso certamente não terá falta de outros locais onde o possa fazer.

      Eliminar
    2. "Sempre" que se faz um post sobre algum produto Apple(digo da Apple, mas poderia ser outra marca, acontece que ultimamente é a marca a "abater"), aparece logo alguém, que se apressa a fazer comentários infelizes. Se não gostam não comprem, felizmente existe muita escolha possível no mercado. É irritante.

      Eliminar