Muitas vezes assistimos em séries tipo CSI a malabarismos digitais onde a partir de uma imagem de uma câmara de segurança se consegue fazer zoom quase infinito para conseguir apanhar um qualquer reflexo que lhes permite apanhar o criminoso. Mas da próxima vez que virem isso será melhor repensarem se será realidade ou ficção, pois investigadores demonstraram ser possível identificar pessoas a partir da análise aos reflexos nos olhos de pessoas fotografadas.
Primeiro que referir um "pequeno" detalhe... neste estudo foram usadas câmaras com 39Megapixeis que permitem obter imagens de elevada resolução e qualidade, pelo que não esperem conseguir aplicar este sistema a uma foto que colocaram no vosso perfil do Facebook com uma centena de pixeis de tamanho. Mas considerando que vamos tendo câmaras com cada vez maior resolução (embora isso nem sempre se traduza em qualidade efectiva), será de imaginar que é uma questão de tempo até que as fotos tiradas com qualquer câmara "comum" ofereçam esta possibilidade.
Este tipo análise poderá ajudar as autoridades a identificar criminosos no caso de raptos ou outros incidentes ou sejam disponibilizadas imagens de pessoas; onde não só se poderá identificar a pessoa que tirou a foto como também o local onde isso aconteceu.
... Mas por agora, isso só poderá ser feito se os criminosos usarem um Nokia 808 ou um Lumia 1020 dando uso à qualidade máxima do seu sensor de 41MP... e que não tenham lido este artigo, obviamente. :P
Mas se a pessoa fotografada estiver a usar lentes de contacto, têm que ser do tipo glossy, caso contrario com lentes matte só vai tornar os negros menos profundos...
ResponderEliminarDepois é preciso que a imagem esteja bem focada e as condições de luz facilitem os reflexos.
BTW existem umas apps para reconhecimento da iris no Android que em alguns casos pode ser usado como alternativa à impressão digital.