2014/01/27

BeWiFi quer usar múltiplas redes WiFi para acelerar o acesso à Internet


Temos vários exemplos de redes WiFi partilhadas, com o caso de sucesso Fon a ser disso um bom exemplo. Mas este BeWiFi da Telefonica leva o conceito ainda mais além, e poderá vir a ser o percursor de todas as ligações à internet no futuro.

O conceito é extremamente simples: hoje em dia existem dezenas ou centenas de ligações à internet em espaços bastante próximos (como um prédio, por exemplo). Portanto, porque não usar a largura de banda de alguns desses vizinhos, quando não a estão a utilizar, para acelerar a nossa ligação à internet?

É isso mesmo que faz o BeWiFi, com a salvaguarda que cada cliente continuará a ter sempre, pelo menos, a velocidade contratada de acesso à internet. A vantagem é que em vez de estar a saturar a sua ligação com um qualquer download que vá demorar horas, se calhar isso poderá ser reduzido a minutos caso utilize a ajuda de várias ligações que estejam por perto.

Outra das vantagens neste sistema de internet distribuída, é que mesmo no caso em que a ligação de um utilizador estiver com problemas, ele continuará a poder aceder à internet, pois bastará que um outro router BeWiFi nas proximidades tenha acesso. Ou seja, é aplicar o conceito de ligações peer-to-peer e "swarms" às ligações WiFi para acesso à Internet, e parece-me uma excelente ideia: daquelas que me fazem pensar: mas como é que ninguém tinha pensado nisto antes?

Esperemos que eventualmente as redes Fon possam evoluir neste sentido, e passar igualmente a servir como agregadoras numa rede distribuída sempre que tiverem routers com o mesmo serviço por perto.


3 comentários:

  1. Acho muito boa ideia. Só que em Portugal, normalmente o que é de borla não funciona.
    Tentei uma ou outra vez lifar fon e nunca consigo ligação durante muito tempo.
    Depois o português pensa: então eu estou a pagar para os outros usarem ?
    Conheço quem nos programas de torrents a primeira coisa que fazem é limitar o upload...

    ResponderEliminar
  2. Eu já tinha pensado nisto! Mas também pensei: de certeza que já houve alguém que se lembrou disto e se não é usado é porque existe alguma boa razão para isto. Afinal parece que estava errado...

    ResponderEliminar
  3. O conceito é bom, mas não ficando standard obriga provavelmente a ter ligado um segundo router.

    ResponderEliminar