2014/01/27
Google patenteia viagens gratuitas até anunciantes
Quando se imagina um futuro onde as estradas serão percorridas por automóveis sem condutor, todo o paradigma das viagens e deslocação muda, deixando de se basear em automóveis pessoas e aproximando-se de um sistema de táxis hiper-evoluído. Já a pensar nesse futuro o Google patenteou um sistema de viagens gratuitas.
Quando se olha para o desperdício que é ter um automóvel para a maioria das situações normais: onde uma pessoa apenas o utilizará uma dezenas de minutos de manhã para ir de casa para o trabalho; e ao final do dia no sentido inverso - passando 90% do tempo parado; facilmente se percebe quão mais eficiente as coisas podem ser com um sistema de automóveis partilhados geridos sob um sistema inteligente capaz de agendar e programar todas as deslocações de forma eficiente.
Por isso torna-se perfeitamente natural que neste futuro os anunciantes possam querer atrair clientes oferecendo viagens gratuitas até às suas instalações como o Google sugere.
Um utilizador receberia uma notificação ou anúncio de alguma promoção numa loja ou restaurante, com a opção de poder ser transportado para lá de forma gratuita.
Para mim, que fico "doente" só de pensar no imenso desperdício que é ter milhões de pessoas diariamente presas em filas de trânsito, mal posso aguardar por este futuro onde bastará dizer para onde queremos ir e a que horas lá estar, e termos um carro a chegar autonomamente à nossa porta com a garantia de que estaremos no destino à hora definida. Sendo que o "sistema" já saberá para onde esse mesmo veículo irá a seguir, de forma a levar outra pessoa que esteja nas imediações para o seu próprio destino, e assim sucessivamente.
Aliás, se hoje em dia já temos sistemas como o Google Now a lembrar-nos que está na hora de sair para chegarmos ao próximo evento marcado no calendário à hora pretendida, nessa altura a notificação será de que o automóvel que nos vai levar lá já está à nossa porta para nos levar até lá.
Para os amantes do prazer da condução, continuará a ser possível ter automóveis privados... mas passará a ser algo encarado como hobby ou lazer (ou luxo), com as conduções manuais a serem relegadas para circuitos ou troços destinados a esse efeito. (Embora, nesse futuro espero que já se possam ter simuladores avançados em casa que nos permitam recriar estas sensações de condução de forma virtual sem que seja necessário ter um carro físico. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Autocarros e comboios para mim eram já usados com condutores automáticos. Já existe em comboios subterrâneos (metros) mas com a tecnologia da google já daria para campo aberto. OS taxistas, camionistas e maquinistas dentro de uns anos serão profissões extintas.
ResponderEliminar