2014/02/23

Asus cancela transformer dual-boot Windows/Android por pressão do Google


Más notícias para quem esperava poder em breve optar por um Transformer da Asus com duplo sistema Android e Windows, o Transformer Book Duet TD300. Ao que parece, a Asus cancelou o projecto depois do Google ter expressado o seu desagrado.



Não se sabe bem o que terá desagradado ao Google, uma vez que este não é o único produto que nos oferece um sistema Windows+Android. Temos vários outros equipamentos que funcionam com Windows, mas que ao se destacar o monitor/tablet, se passa a ter um sistema Android. Mas se esta posição se mantiver e começar a afectar todo o tipo de sistemas dual-boot de Android com Windows... isso poderá significar que se começam a extremar posições e onde os fabricantes serão obrigados a escolher com que lado preferem alinhar!

O que é certo é que os potenciais clientes ficam a perder. Haverá certamente quem muito gostasse da ideia de ter um tablet "Android" para o seu dia a dia, mas sabendo que a qualquer momento poderia recorrer a um Windows completo para utilizar todo e qualquer tipo de programa que não esteja disponível ou seja adequado aos Android.

De qualquer modo, deixo uma sugestão simples ao Google e Asus para este tipo de equipamentos: em vez de fazerem um sistema dual-boot Windows+Android, façam um ChromeOS+Android. Certamente que o Google não terá objecções nesse caso!

3 comentários:

  1. Monopólios estúpidos.. Mais uma notícia triste..

    ResponderEliminar
  2. Hm. Conceito interessante. No entanto preferia um Linux + Android do que ChromeOS. Assim podia usar como portátil porque ainda tenho muitas coisas que faço que o chrome OS não faz bem. :(

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente não vejo Interesse entre Dual boot Linux (ou Chrome OS) e Android, já que a ideia é ter um OS Desktop de massas (OS X ou Windows x86) e um OS para diapositivos móveis em condições (Android ou iOS). Outros OS são utilizados por minorias e não têm um suporte de drivers tão alargado que fizesse ser vendável. Pena que já não venha a ser produzido...

    ResponderEliminar