2014/02/21

Cortana será a resposta à Siri nos Windows Phones


A Apple tem a Siri, o Google tem o seu Google Now... e parece que em breve também a Microsoft irá ter uma assistente digital sempre a postos nos seus Windows Phone com a chegada da versão 8.1. E não se trata uma assistente qualquer, mas uma que já é conhecida de milhões de jogadores por todo o mundo que têm acompanhado o universo Halo ao longo do anos: Cortana.


Cortana é uma assistente virtual holográfica que acompanha o herói do jogo e cuja inteligência artificial adaptativa a transforma numa autêntica "pessoa". Na versão para Windows Phone não teremos certamente o mesmo nível de inteligência (nem tão pouco direito à representação feminina que temos em Halo), mas a utilização deste nome demonstrará bem as aspirações que a Microsoft tem para este sistema. Afinal, a MS tem experiência de longa data no reconhecimento de voz, e há mais de uma década que ia explorando as vertentes dos assistentes animados para ajudar o utilizador (do célebre e pouco apreciado Clippy ao mais experimental Bob).

Tendo tido tempo de sobra para ver o que a Siri e o Google Now são capazes de fazer, a MS saberá bem que a sua Cortana não poderá ficar para trás - sob risco de ficar eternamente associada a "ser pior que os outros", e sendo depois muito mais difícil convencer os utilizadores a darem-lhe uma nova hipótese.

Para já, há alguns aspectos que parecem ter sido bem pensados pela MS. Na Cortana, os utilizadores terão total controlo sobre os dados que querem (ou não) disponibilizar à sua assistente virtual. Tudo o que ela guardar sobre nós será feito apenas com a nossa autorização, e a qualquer momento será possível aceder à sua "memória" e eliminar os dados que não quisermos que sejam do seu conhecimento: localizações, eventos, etc. Num futuro onde estes sistemas parecem ser cada vez mais omniscientes, não deixará de ser reconfortante saber que temos esse poder de ainda estabelecer o que é para ser usado ou não.


Grande trunfo seria se esta Cortana fosse lançada já com a capacidade de funcionar plenamente em Português, coisa que nem a Apple nem o Google parecem estar muito interessados em fazer. Isso sim, seria uma enorme mais valia para a plataforma Windows Phone no nosso país (embora por cá até já se esteja a desenrascar bastante bem, assim como no Brasil.)

1 comentário:

  1. Pelo menos com Português do Brasil acredito que funcione plenamente, já que é um dos principais mercados do Windows Phone.

    ResponderEliminar