2014/02/11

Fin - um anel de polegar que reconhece gestos


Se durante décadas o método preferencial para interagir com os computadores foi o rato e o teclado, a transição para os equipamentos mobile libertou-se desses equipamentos e ofereceu-nos ecrãs onde podemos tocar directamente. Com a chegada de dispositivos como smartglasses e smartwatches, é natural que a forma de interagir com esses equipamentos continue a modificar-se e a evoluir, e este Fin apresenta-nos uma conceito bem interessante sobre como o fazer.

Certamente já terão passado por uma qualquer situação em que desejaram poder controlar o vosso smartphone sem que tivessem que pegar nele, olhar para o ecrã, e fazer uma qualquer acção. Com este anel de polegar Fin, a nossa mão passa a ser um autêntico tele-comando capaz de dar início a inúmeras operações, e de forma surpreendentemente simples de entender.

Este pequeno anel futurista que é colocado no polegar consegue detectar inúmeros movimentos feitos com a mão, incluindo o toque em cada secção de cada dedo, para um total de 9 zonas que poderemos usar como atalhos para diversas operações.


Um toque com o polegar na ponta do dedo indicador poderá servir para receber uma chamada, enquanto que toque na ponta do dedo médio silencia o telemóvel e o dedo mínimo serve como gesto para retroceder.

Por um lado este tipo de coisa poderá fazer com que alguém pareça "maluquinho" ao fazer este tipo de gestos na rua (mas não mais do que algumas pessoas que usam auriculares); mas é preciso também ter em conta que estes gestos poderão ser feitos de forma bem mais discreta, com a mão dentro dos bolsos do casaco, ou debaixo de uma mesa, ou até enquanto estão de braços cruzados. Combinado com algo ao estilo do Google Glass que nos apresenta as informações em frente aos olhos, parece-me ser uma combinação excelente que evita levar a mão à cabeça para usar o touchpad integrado nas hastes.

O preço das unidades individuais é de $99 (mais $20 de portes), mas se optarem pelo pack duplo poderão ficar com dois por apenas $169 + $10 de portes (cerca de 131 euros no total... mais o que vos for cobrado pela alfândega). A entrega está prevista para Setembro deste ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)