Embora se vá recorrendo cada vez mais a equipamentos touch que dispensam a apresentação do apontador do rato, esse pequeno ponteiro passa tanto tempo à frente dos nossos olhos que já nem reparamos nele - nem nos lembramos de que foi necessário alguém inventá-lo e desenhá-lo. E então, porque motivo temos um ponteiro ligeiramente inclinado para a esquerda?
A verdade é que tal como muitas outras coisas que hoje temos por garantidas, o ponteiro do rato chegou-nos do XEROX PARC, o centro de investigação onde foi inventado o sistema de interface com janelas e o tão afamado rato. Inicialmente, o ponteiro do rato era uma seta vertical que apontava para cima, mas devido à baixa resolução dos ecrãs, tornava-se pouco perceptível, dando origem ao conhecido ponteiro inclinado cujo desenho encaixa na perfeição nos pixeis disponíveis:
A opção de fazer com que estivesse inclinado para a esquerda e para cima terá a ver com o facto do ponto de origem das coordenadas de ecrã ser no topo superior esquerdo, e assim facilitar o processamento no cálculo das coordenadas onde se deverá apresentar o ponteiro e a detecção do ponto onde foi clicado - algo que hoje em dia se torna irrelevante face ao poder de processamento até das mais modestas máquinas (e onde já contamos com aceleração destes ponteiros por hardware, ao contrário do que acontecia naquela época, onde todo o processo de desenhar e movimentar o ponteiro repondo o que estava "por baixo" ficava a cargo do CPU).
Portanto... da próxima vez que olharem para algo que nos é completamente óbvio... não se esqueçam que só o é graças a alguém que ousou fazer algo que nenhuma outra pessoa se tinha lembrado de fazer até então. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Hum... ía dizer que também ajudava o facto de o nosso texto ser lido da esquerda para a direita e de cima para baixo, mas por acaso...
ResponderEliminarpara apontar onde se está a ler sem tapar o que vem a seguir, idealmente o rato teria o bico virado para baixo e para a direita...