O project Tango do Google quer revolucionar o modo como os equipamentos móveis olham para o mundo, e para mostrar uma das possíveis aplicações temos já uma captura em 3D real feita com um dos protótipos.
Tal como já tínhamos referido este sistema de scan 3D é algo que já existia há bastante tempo, mas que habitualmente obrigava a utilizar material bem mais volumoso e potente (e gastador de energia) - não sendo propício à sua utilização num dispositivo mobile como um smartphone. Mas com o Project Tango isso torna-se possível, e coisas como a que vemos no vídeo que se segue, onde bastará passear o smartphone por uma divisão para conseguir captar toda a informação do mesmo em 3D, e até conseguir tirar medidas virtuais posteriormente, passará a ser algo que se considerará normal nas próximas gerações de equipamentos; não só em smartphones e tablets, como eventualmente em smartglasses e todo o tipo de câmaras.
O mundo do 3D vai passar finalmente a fazer do léxico comum, e desta vez não se trata do pseudo-3D que o marketing nos tentou impingir com as sucessivas vagas da moda do "3D", mas sim de um 3D real onde é possível movimentar-mo-nos pela cena como se estivéssemos lá. Agora só faltam os ecrãs holográficos para reproduzir este tipo de informação na forma apropriada. :)
"Sorry, but this video is currently unavailable for viewing at this domain."
ResponderEliminarPffft... permitem fazer o embed do vídeo, e depois bloqueiam. :(
Eliminar