2014/02/22

Posto de comando da NASA (de brincar)


Quem é que durante a sua infância não passou por uma fase em que queria ser astronauta? Este projecto que vos trago hoje poderá não nos levar à lua, mas explica-nos como criar um posto de comando a partir do qual se podem comandar todo o tipo de missões espaciais (com a pequena diferença de que... é a brincar).



Como "fanático" por todo o tipo de coisas espaciais, desde cedo que fui procurando acumular o máximo possível de informação sobre o tema: livros sobre a história da conquista espacial, os pilotos de teste, os astronautas - e culminando com dezenas de cartas enviadas para os vários centros da NASA a pedir todo o tipo de material que pudessem dispensar (e que bons tempos eram... eles respondiam e enviavam coisas que iam desde fotos "originais", a revistas e manuais, e todo o tipo de coisas que eram fascinantes para um pequenito com fértil imaginação.

E por isso mesmo, posso quase sentir na pele o que seria ter um brinquedo como o que hoje vos trago e que foi feito recorrendo a um Raspberry Pi, Arduinos, e muitos botões e LEDs: um secretária "Mission Control" completamente funcional.


Ainda por cima, é uma secretária que continua a cumprir o seu objectivo principal, e que quando a hora da brincadeira termina, basta fechar o tampo para que se transforme numa secretária convencional que passará despercebida.

Este projecto está cheio de pormenores deliciosos, como sequências que causam acidentes que aconteceram realmente nas missões Apollo, e onde a resolução é a mesma que foi usada pela NASA - e como elemento icónico... temos também a sequência que causou o problema na Apollo 13, devidamente acompanhado pelo sample da comunicação original "Houston, we have a problem".

Não estamos na época de Natal... mas se tiverem um pequenito por casa com aspirações de vir a ser astronauta, não haverá melhor prenda que lhe possam dar! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)