2014/02/22

Brincadeira social faz repensar o que se partilha na net


Como reagiriam se um estranho vos abordasse na rua e soubesse o vosso nome? Provavelmente assumiriam que era algum conhecimento de quem já não se lembravam. Mas, e se de seguida esse estranho vos começasse a revelar informações que nenhum estranho deveria saber sobre vocês?

Neste caso, tratou-se de uma partida produzida por Jack Vale e que visa mostrar a quantidade de informação que muitas pessoas disponibilizam publicamente na internet nas redes sociais.

A maioria das pessoas assume que no meio de centenas de milhões de pessoas, ninguém - a não ser os seus amigos - se irá preocupar em ver aquilo que têm para dizer, ignorando as questões das permissões públicas/privadas para os seus conteúdos. Mas a verdade é que tudo aquilo que lá é colocado fica disponível para... todo o mundo ver. E esse "mundo" é constituído por indivíduos, alguns dos quais poderão não ter nada melhor para fazer do que espreitar a vida de pessoas que não conhecem.

Portanto, da próxima vez que publicarem algo na internet, não fará mal interrogarem-se sobre se seria algo que seriam capazes de dizer ao estranho que se sentou ao vosso lado no autocarro ou no comboio. E no caso de não ser... talvez seja melhor repensarem o caso.

1 comentário:

  1. Só fico é a pensar como é que eles, a partir dos rostos das pessoas, chegaram rapidamente aos perfis do Facebook. Tiraram fotos rápidas e fizeram uma pesquisa de imagens usando essas fotos como Input ? A pesquisa de imagens do Google duvido que dê para descobrir pessoas pelo rosto!

    ResponderEliminar