2014/02/25

Samsung Galaxy S5 dá crédito ao Android - pela primeira vez


São conhecidos os rumores que apontam para as conversações entre Google e Samsung quanto ao desagrado da primeira pelas modificações feitas ao Android pela segunda - e que poderiam ter tido como repercussões a venda da Motorola e até o fim da linha Nexus. Mas do lado da Samsung esperava-se que qualquer acordo fizesse com que os seus Android se aproximassem mais do Android "de origem". Talvez isso não tenha sido possível a tempo de produzir efeito para o Galaxy S5... mas há um pequeno pormenor que pode indicar que isso venha a acontecer.

Pela primeira vez num Galaxy S, passa a estar visível durante o ecrã de arranque a indicação "powered by Android"!

Pode não passar de um mero detalhe, mas o facto de só agora isso acontecer, após tantos anos de equipamentos Galaxy, não será certamente "por acaso". Para a maioria dos clientes, é bem provável que a compra de um smartphone Samsung é apenas e só isso: querem um smartphone Samsung. O facto de ele trazer Android acaba por ser algo tão importante quanto o facto de o nosso automóvel usar o sistema QNX ou Windows Embedded para o sistema de entretenimento... não queremos saber disso, desde que funcione e faça o que queremos.

Será portanto importante para o Google relembrar a essas pessoas que os Samsung usam Android, e esta pequena mensagem poderá ter sido a "imposição" mais imediata a ter sido concretizada.

Claro que não passam de conjecturas - e o verdadeiro impacto, se é que virá a acontecer, apenas poderá ser avaliado quando olharmos para os Samsungs que chegarem ao mercado daqui por alguns meses. Se o TouchWiz começar a dar sinais de aproximação ao Android "puro", fica comprovada a teoria de que a Samsung e Google chegaram mesmo a acordo e definiram um plano de operações para os próximos tempos. Se a Samsung se mantiver no seu percurso actual... teremos que voltar a olhar para a questão e reavaliar quem é que precisará mais de quem: se o Google da Samsung, ou se a Samsung do Google.


[Obrigado ao Luis Costa pelo olhar atento que não deixou escapar este pormenor no ecrã de arranque do Galaxy S5.]

9 comentários:

  1. Logo agora que o Tizen está a caminhar a passos largos... :)

    Já agora, esse Galaxy S5 terá pelo menos mais duas variantes com processadores diferentes segundo rumor lançado pela própria:

    "Um dos modelos irá executar o quad-core Snapdragon 801 com uma velocidade de clock de 2,5 GHz e o outro modelo irá possuir um octa-core Exynos com clock de 2.1GHz. "

    ResponderEliminar
  2. Já o S4 tinha três versões diferentes. O i9500 com exynos octa, o i9505 com snapdragon 600 e o i9506 com um snapdragon 800 e LTE-A

    ResponderEliminar
  3. Viva

    Se calhar, pelo facto de dizer "Powered by Android" é que o modelo de 16GB vem só com 7.86GB disponíveis para o cliente... ;)

    Ah, pois e tal, pode-se meter um Card..., ok, mas, com as merd@s das floatAps da SS, o SG6 não terá espaço livre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. via:
      http://cdn.redmondpie.com/wp-content/uploads/2014/02/samsung-galaxy-s5-storage.jpg

      Eliminar
  4. O powered by Android mais que uma aproximação à Google é um afastamento claro: primeiro porque indica que a Samsung está a preparar se para um powered by Tizen; segundo quem sabe este ano sai um modelo superior ao s5 (o Note 4 ou um T6? Lol ) para puxar o Tizen para a linha da frente. Os Gear já lá estão, quem sabe mais uma surpresa este ano? :-) É que um 5.7" com ecrã 2500x1200, Exynos octa core 64 bit e 4 GB RAM podem ser muito apetecidos com um Tizen 64 - bit compatível com apps Android ...

    ResponderEliminar
  5. 5,7" ??? E já agora trazer também um troley para a o transportar, não ??
    Esta malta deve ter bolsos de sobretudo nas t-shirts, e nas calças de ganga!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vamos esquecer o tamanho do Note 3, que para muitas (muitas mesmo), funciona lindamente com o tamanho que tem ou mesmo graças ao seu tamanho.

      Não é por causa do tamanho do ecrã, que o tamanho do dispositivo é monstruoso.
      E, mesmo com medidas bastante diferentes, é possíevel ter certezas do que digo se olharmos bem para o LG G2 que, basicamente, tem pouco mais tamanho que o próprio ecrã.
      Aliás, é cerca de 5mm maior do que o meu G300 :)

      P.S: A dica do troley até teve alguma piada :)

      Eliminar
    2. Hugo, eu tenho um Note 3, tenho "mãos de cirurgião" (leia se pequenas), e não tenho problemas com ele com *uma* mão. Ele parece gigante (a minha namorada queixou se no inicio, depois de um par de días já perguntava quando podia renovar o contrato para substituir o S3 por um Note 3) mas na realidade é tão fino e leve que não causa problemas. Óbvio que não é para todos, e quem não ler muitos email/rss/Videos, certamente estará melhor com um S4/S5 ou até os "mini". Eu uso imenso o Note 3 em "multi window" e um ecrã mais pequeno simplesmente não daria. Eu estou como o Carlos com as TV: quanto maior (Até um certo limite, como 6" em telemóvel) melhor.

      Eliminar
  6. O original Galaxy S, dizia na capa "with Google", foi o unico.

    ResponderEliminar