2014/02/19

Scanner 3D oscilante capta monumentos em detalhe


Da próxima vez que virem alguém a passear por uma rua ou monumento com um estranho aparelho oscilante na mão que se abana para todas as direcções não precisam ficar assustados... muito provavelmente será um Zebedee e é usado para fazer um mapeamento 3D de toda a área circundante.

A maioria dos scanners 3D do estilo LIDAR recorrem a sistemas rotativos que fazem o varrimento de uma determinada área. Mas no caso deste Zebedee a técnica utilizada é bem mais simples: ao ser montando num sistema oscilante com uma mola, o próprio movimento do sensor permite fazer o varrimento de tudo que está em seu redor, com toda a informação a ser registada e compilada por um programa especializado.

Isto permite recriar com precisão milimétrica todos os cenários registados, e tem sido utilizado tanto para mapear monumentos (como a torre inclinada de Pisa) como até pelas autoridades para captar cenários de crimes e acidentes.

Agora é só esperarmos que um dia destes isto possa surgir integrado também nos nossos smartphones (ou óculos digitais) e... vai ser bonito o que se poderá fazer com toda esta informação!






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)