O Unity usado no Ubuntu tem sido uma elemento de discórdia entre os utilizadores, havendo os que o adoram e outros que o detestam. Mesmo sabendo-se que qualquer utilizador de Ubuntu poderá facilmente optar por outros interfaces/gestores de janelas, o Unity 7 parece ter uma opção que irá ser apreciada por muitos: o regresso dos menus locais.
A equipa do Unity tinha achado que seria boa opção optar por menus "à Mac", onde as opções da janela activa surgem na barra de estado no topo do ecrã. Poderá ser uma opção apreciada por algumas pessoas, mas a maioria prefere ter as opções dos programas nas próprias janelas dos programas. E com o Unity 7 que chegará com o Ubuntu 14.04 LTS, isso passa a ser possível. Os utilizadores vão poder optar entre ter os menus "globais" (aparecendo no topo do ecrã) ou "locais" (aparecendo na janela do próprio programa).
Assim deixará de haver motivos de queixa para quem preferir um ou outro sistema. Isto, no que diz respeito aos menus... pois continuarão a existir muitas coisas que certamente irão continuar a ser criticadas por quem não é fã do Unity.
A vantagem desta opção é, na minha opinião, quanto temos ecrãs grandes (>24'') e com grande resolução.
ResponderEliminarFelizmente parece que acordaram e estão destupidificar o utilizador. O bom do linux sempre foi "não gosto assim quero ligar desligar esta opção" etc. Felizmente a padronização do ambiente de trabalho coisa está a acabar,
ResponderEliminarComo o amigo Nuno disse acima... o bom do ubuntu é que tínhamos liberdade agora vem essas coisas ridículas como botões de janela a direita (parece que ta imitando o Mac cara...) reparem que quem aprova essa unity ridícula é que tem por hábito usar Mac. Eu não gostei, ainda não voltei minha partição pro note, só quando mudar muito mais coisas. O editor colocou que pode-se mudar a interface... pode sim com uma dor de cabeça danada e muito demorado... se fosse tão simples a canonical disponibilizava a opção durante a instalação... Fico no aguardo de retornarem a opção antiga... e só avisando a canonical tá perdendo usuário pro mint pra caramba.
ResponderEliminar