2014/02/27
Usar o hotspot WiFi como sinal de emergência
Quem viver numa zona com WiFi congestionado e onde existam dúzias de routers WiFi certamente já terá reparado que algumas pessoas optam por usar nome bastante originais nas suas redes WiFi, muitas vezes servindo quase como "recados" públicos para os vizinhos. Pois bem, esse mesmo sistema pode ser usado para salvar vidas em caso de desastres.
Imagine-se um terramoto onde fiquem soterrados ou outro acidente onde fiquem imobilizados num local escondido de difícil acesso. Toda a infraestrutura de comunicações estará certamente fora de serviço, pelo que telefonar para alguém fica fora de questão. No entanto, a maioria dos smartphones permite criar um hotspot WiFi onde poderão introduzir o nome da rede que quiserem, e que poderá ser suficiente para servir como mensagem de socorro indicado a vossa posição.
Para as equipas da salvamento, esses sinais poderão ser facilmente captados a centenas de metros de distância, servindo como um autêntico ponteiro para o local onde se encontram.
Claro que há o ligeiro problema da autonomia dos actuais smartphones, onde a função de hotspot se torna ainda mais gastadora de energia... mas pelo lado positivo, poderão usar isto como desculpa para investirem num tablet, que com as suas baterias mais generosas são capazes de manter um hotspot durante bastante mais tempo! :)
Portanto, da próxima vez que virem algum membro de uma equipa de salvamento de braço no ar com um smartphone à procura de rede, têm que lhe dar o benefício da dúvida de que não está a tentar ver o que se passa no Facebook... mas sim a ver se apanha um hotspot WiFi de alguém que esteja a pedir socorro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A ideia está engraçada, mas a probabilidade de alguém ver essa rede vs. directamente telefonar para o 112 (que funciona com qualquer rede mesmo que não seja a nossa) é muito reduzida. Para além que se estamos subterrados não será fácil que as ondas passem os destroços. Claro que no caso de não haver rede tlm, em último recurso esta solução pode fazer a diferença entre a vida e a morte ...
ResponderEliminar