2014/03/16

Bugatti 100P - o super-avião da WWII prepara-se para voar


As grandes máquinas não se limitam às que circulam em terra. Muitas das marcas que hoje associamos a automóveis têm uma tradição que passa também pelas aeronaves, e no caso da Bugatti - em tempos criou um super-avião que era tão fantástico quanto as suas criações automobilísticas: o Bugatti 100P.

Este avião foi idealizado por Ettore Bugatti em 1938, mas ainda hoje será capaz de deixar sem fôlego quem olhar para ele - coisa que será possível graças a um projecto que está a reconstruir um segundo os planos originais e que tem voo inaugural agendado para o próximo dia 25.

Esta super-máquinas dos ares foi concebido com apenas um único objectivo: derrotar os seus rivais nas corridas aéreas que eram populares naquele tempo. Para isso Ettore Bugatti recorreu à ajuda do seu engenheiro principal Louis de Monge, idealizando este 100P que tinha 900cv (recorrendo a dois motores) e que seria capaz de atingir mais de 800Km/h (para referência, um Spitfire tinha uma velocidade máxima de cerca de 580Km/h).


Para manter o seu formato aerodinâmico com perfil reduzido, os motores estavam montados em linha, mas descentrados, cada um alimentando uma das duas hélices coaxiais na frente do avião, e rodando em sentidos opostos para anular o efeito centrífugo.


Em vez da habitual cauda vertical, o 100P recorria a dois estabilizadores com tailerons inclinados - e que em conjunto com as suas asas ligeiramente inclinadas para a frente, fazem deste avião um exemplar que parece ter saído de uma história de ficção científica. Mas aqui... é mesmo um avião real, e que só não se tornou famoso devido à chegada da segunda grande guerra.

Sabendo que os Nazis se aproveitariam da tecnologia que ele tinha desenvolvido para o seu avião, que recorria a técnicas revolucionárias de construção para a altura (e que ainda hoje são utilizadas), optou por esconder a sua criação num celeiro - onde permaneceu escondido. Agora, 70 anos mais tarde, uma réplica criada por entusiastas ao longo de meia década está prestes a mostrar-nos o que este super-avião teria sido capaz de fazer.


[via Top Gear]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)