2014/03/27

Microsoft anuncia Office para iPad


Depois do Office para iPhone, chega finalmente a altura de ficarmos aquele que era um dos segredos menos bem guardados dos últimos tempos: o Office para iPad chegou, apresentado pelo novo CEO da Microsoft Satya Nadella e poderá ser exactamente aquilo que os utilizadores do Office 365 estavam à espera.

O Office para iPad consistem em três apps gratuitas: Word, Excel e Powerpoint, que expandem a utilidade das versões que já se conheciam para iPhone. Mas tal como acontecia nas versões para iPhone, estas apps gratuitas apenas nos dão a possibilidade de vermos documentos já criados - se quiserem editar ou criar documentos, aí terão que ser clientes do Office 365.

Os documentos poderão ser guardados e acedidos localmente no próprio iPad, ou usando o OneDrive ou Sharepoint, estando aqui também uma mais valia para quem já usa estes serviços para guardar os seus documentos (se o fazem no Gdrive ou Dropbox ou outros... então terão que procurar outras soluções).

Para quem não pode passar sem os seus documentos do Office e procura uma solução para os utilizar e editar no seu iPad, este Office vem colmatar muitas das falhas das limitadas versões para iPhone (por exemplo, no iPhone nem sequer é possível inserir uma nova linha a meio de uma folha de cálculo, enquanto que na versão para iPad temos acesso a isso e até a funções bastante mais avançadas.) Como alguém referia na internet, este Office para iPad acaba por ser uma excelente prenda para os utilizadores Office que tenham um iPad, em cujo caso já serão assinantes do Office 365 e por isso ganham acesso a todas as suas funcionalidades de edição sem pagar mais por isso; mas para quem procurar um "Office genérico", capaz de trabalhar com maior variedade de contas e serviços... talvez este Office para iPad não seja a melhor solução.

6 comentários:

  1. E no Android virou gratuito. Sem necessidade de licença. Para home users ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem para iPhone (Office Mobile) também deixou de ser precisa assinatura do Office 365.

      Eliminar
  2. Utilizo o DocumentsToGo e o CloudOn, e passar das limitações destas soluções nunca senti realmente falta de um Office. Claro que existem pessoas que precisam do Office "real" por questões de trabalho, e para essas essa solução pode ser interessante. No meu caso o Dropbox é fundamental, então nada de iWork ou Office.

    ResponderEliminar
  3. Agora só falta o Windows para o iPad :P

    ResponderEliminar
  4. Sou MS Office dependente e de facto não há nada de jeito para iPad.

    Agora, fora do Office 365 para universitários (€80 / 4 anos, 2 computadores) a versão Casa (€100 / 1 ano, 5 computadores) não é propriamente barata. Interessa-me um Office completo para iPad, mas tenho que ver.

    Quanto ao que ganha a Apple, visto que a app é gratuita: 30% nas compras integradas, i.é, na subscrição do Office 365 a partir da app (mas pode ser comprado por fora, como a versão para estudantes). O que justifica o motivo de os dois CEO estarem tão contentes ;-)

    http://www.idownloadblog.com/2014/03/27/apple-office-for-ipad-subscription-revenue-sharing/

    ResponderEliminar
  5. Este Office é como tirar areia para os olhinhos das criancinhas: é "grátis" mas só podemos abrir documentos como em 10 outras apps, como o fantástico "Documents", "Goodreader", etc etc; se quisermos editar documentos (e aí sim é que está o interesse deste Office) temos que pagar! E näo é a questäo de pagar como em outras Apps um valor único, onde passamos a possuir a App e usámo-la como e pela duracäo que quisermos...näo, eles como säo mais inteligentes permitem apenas a possibilidade de Office 365 que é incomparavelmente mais vantajosa para a Microsoft.

    Uma boa app mas sem interesse para mim. Pelo valor prefiro outras opcoes, e em adicao fazer remote desktop para casa e editar no meu laptop directamente.

    ResponderEliminar