2014/03/11

Revelado o mistério das duas câmaras do novo HTC One


A existência de duas câmaras diferenciadas no novo HTC One (M8) de 2014 estava a causar enorme curiosidade, mas uma fotografia de uma brochura de um operador australiano veio revelar para que servem.

Segundo o panfleto da Telstra, o novo sitema Duo Camera irá permitir fazer o tipo de operação que se popularizou com as câmaras da Lytro, possibilitando a focagem em diferentes pontos da imagem mesmo depois de se ter tirado a fotografia, assim como criar efeitos 3D e de focagem selectiva para destacar elementos da imagem. É o tipo de coisa que poderia ser feito apenas com uma câmara (como demonstrado pela nova app de fotografia nos Nokia Lumia, que capta várias exposições em diferentes níveis de focagem), mas que recorrendo a duas câmaras poderá ser feito de forma mais rápida e eficiente.

Restará saber qual o resultado prático deste efeito, e acima de tudo, saber se esta funcionalidade passará a ser algo habitualmente usado pelos utilizadores - prenunciando que no futuro este tipo de coisas se torne banal e disponível em todas as fotografias - ou se não passará de mais uma curiosidade que estará disponível mas que raramente é usada (como acontece com grande número das "novidades" que os fabricantes nos vão apresentando.

Que vos parece, será esta capacidade das fotos refocáveis algo com futuro, ou curiosidade destinada a juntar-se às "inutilidades"?

5 comentários:

  1. Claro que vai ser o futuro Carlos... Imagina aquelas fotografias que ficam foram do foco, quantas vezes isso acontece, e sendo possibilitado refocar posteriormente é algo que ninguém imaginava há uns tempos atrás ser possível e será certamente algo que irá estar presente no futuro da imagem fixa, e não só em telemóveis, como até nas máquinas de topo. Espero que se popularize e se torne realidade a curto médio prazo. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  2. Claro que vai ser o futuro Carlos... Imagina aquelas fotografias que ficam foram do foco, quantas vezes isso acontece, e sendo possibilitado refocar posteriormente é algo que ninguém imaginava há uns tempos atrás ser possível e será certamente algo que irá estar presente no futuro da imagem fixa, e não só em telemóveis, como até nas máquinas de topo. Espero que se popularize e se torne realidade a curto médio prazo. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  3. Para o futuro "pré-vejo" que as fotografias desfocadas só assim sairão se o fotógrafo quiser. Ao contrário de hoje que saem naturalmente em momentos indesejáveis.

    ResponderEliminar
  4. Câmaras Lytro será o futuro breve e padrão das câmeras dos Smartphones... isto sob a base de que várias fabricantes tem desenvolvido "protótipos", utilizando-as... :)

    ResponderEliminar
  5. As fotos só saem desfocadas por culpa do fabricante/hardware (ou utilizador que seleccionou incorrectamente a área de foco. Se o sensor incluir estabilização óptica e métodos de focagem superiores ao de contraste (como medição de fase, então não passa nada. Ter 2 câmaras é uma solução à bruta para um problema de incompetência técnica. Tenho experiência com iPhone e Samsung S3 e superiores e nunca tive problemas de focagem (que não fossem devidos à escuridão, ou áreas de demasiada luz)

    ResponderEliminar