2014/04/14

Cortana vs Siri vs Google Now


Para a maioria dos utilizadores portugueses, os comandos de voz para interagir com o Google Now e a Siri continuam a não passar de uma curiosidade, devido à sua falta de capacidade de reconhecerem a nossa língua. Mas isso não faz com que deixe de ser interessante ver que tal é que eles se comportam perante diversas questões e comandos... e comparar que tal se comporta a mais recente recém-chegada Cortada, do Windows Phone 8.1.

É curioso ver que estes três serviços funcionam de forma bastante aproximada, e que todos eles têm os seus pontos fortes e também as suas lacunas; demonstrando que ainda há muito por fazer. Por exemplo, é um pouco ridículo que o Google Now nos permita definir um alarme para determinada hora, mas depois não o deixe cancelar por comando de voz; ou que tanto a Cortana como a Siri permitam fazer coisas como desligar/ligar o WiFi por voz, mas o Google Now não.

Para um serviço que tem que competir com os que actualmente dominam o mercado, a Cortana do Windows Phone parece oferecer uma alternativa realmente funcional que, embora não sendo perfeita, não fica mal posicionada ao lado dos seus concorrentes. E consegue fazê-lo oferecendo também algumas funcionalidades originais e interessantes, como a possibilidade de criar notificações associadas a contactos: "Lembra-me disto ou daquilo da próxima vez que falar com o João" (e onde a Cortana vos perguntará qual é o João pretendido no caso de terem vários na lista de contactos.)

... Agora só nos falta mesmo que todos elas/elas passem a entender português, para lhes podermos dar uso mais a sério.

2 comentários:

  1. Estou muito impressionada com o que tenho visto da Cortana, agora quero que o Google now acompanhe. Parece-me que sem o Ballmer a Microsoft parece estar a voltar à powerhouse com desenvolvimentos interessantes. É bom, google vs apple já começa a cansar. :)

    ResponderEliminar
  2. O projecto Cortana é 100% Ballmer.

    ResponderEliminar