2014/04/22

Lytro Illum - uma câmara lightfield para profissionais


A Lytro ficou conhecida ao trazer para o mercado as pequenas e curiosas câmaras com tecnologia lightfield que permite captar imagens que podem ser refocadas posteriormente. Mas se as suas primeiras câmaras não passavam de gadgets que apelavam aos mais curiosos, a sua próxima aposta poderá expandir o interesse a áreas mais profissionais da fotografia. Apresento-vos a Lytro Illum, uma nova câmara que vai dar que falar.

Ao contrário das pequenas câmaras Lytro originais, esta Illum já se parece com uma câmara convencional e com uma lente capaz de impor respeito. Não que isso queira dizer muito, uma vez que a tecnologia lightfield - que é capaz de registar a informação sobre a forma como a luz entra na câmara, em vez de se limitar a registar os pontos "focados" como numa câmara tradicional - permite que se obtenham imagens de qualidade mesmo usando lentes de baixa qualidade, e até fazer coisas como obter imagens focadas de objectos encostados à lente.

Com a Illum é possível obterem-se imagens mais detalhadas, e começar a ver o potencial antevisto pela primeira geração de câmaras Lytro a tornar-se realidade. Será apenas uma questão de tempo até que esta tecnologia comece a ser utilizada por todas as câmaras, e não só para fotografias como também para vídeo - fazendo com que as fotografias desfocadas se tornem numa coisa do passado.

Por agora, os restantes fabricantes vão tentando simular a coisa recorrendo a múltiplas fotos tiradas com pontos de focagem diferentes (o que obriga a manter a câmara estática durante algum tempo), ou fazendo ligeiros movimentos de modo a que consiga analisar as diferenças entre os objectos próximos e distantes. Mas isso são tudo truques para tentar replicar algo que a Lytro faz de origem sem "batotas".

O resultado são imagens como a que se segue, e onde poderão clicar nas diferentes partes da imagem, e também arrastar o ponteiro para mudar ligeiramente a perspectiva.



A Illum vai ser apresentada oficialmente nas próximas semanas, e deverá chegar às lojas daqui por 3 ou 4 meses, com um preço de $1599 dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)