2014/04/20

NASA quer usar Tango do Google para dar visão 3D a robots espaciais


Desde sempre que digo que tecnologia das câmaras 3D tem um vasto universo de aplicações, que o Kinect ajudou a explorar. Mas agora é o Project Tango do Google que está a levar esta tecnologia a novas paragens, literalmente fora do nosso planeta.

A NASA tem uma pequena frota de robots espaciais chamados SPHERES que servem como auxiliares a bordo da ISS. Mas as suas capacidades de navegação são actualmente bastante limitadas, e isso é algo onde o Tango do Google pode vir a dar uma preciosa ajuda, permitindo que estes robots façam um mapeamento 3D contínuo do ambiente em seu redor. No futuro, a NASA que criar versões destes robots que possam até navegar para o exterior da estação espacial e fazer inspecções e até realizar pequenas operações, evitando que isso tenha que ser feito com astronautas.

O que é certo é que poucos empregos darão direito a fazer uns testes práticos em gravidade zero, como aconteceu com os responsáveis por este projecto do Google, que foram validar o funcionamento dos SPHERES com Tango a bordo do "Vomit Comet" a famoso avião da NASA que permite recriar a sensação de gravidade zero fazendo umas trajectórias de subida e descida que em muitos casos acabam em enjoos e... vómitos.

(Ainda assim, era coisa que eu não perderia a oportunidade para poder experimentar - e acho que vocês também não! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)