2014/05/14

A lado negro das iMessages - quando se troca de iOS para Android


Quem usa um iPhone certamente usará o sistema de iMessage como exemplo de um serviço de mensagens que funciona bem e de forma simples. No entanto, para quem decide abandonar o iOS e passar a usar um Android ou outro sistema, depressa poderá mudar de ideias, ao descobrir que os SMS que lhe são enviados por amigos com iPhones... nunca lhes chegam.

O iMessage está bem pensado. Em vez de obrigar o utilizador a gerir SMS ou mensagens directas usando um programa específico de chat usando diferentes apps, trata tudo como se fosse a mesma coisa. De forma transparente, o utilizador vê apenas que ao enviar um SMS para um contacto que tenha um iPhone, surge a indicação automática de que se trata de um iMessage, com a mensagem a ser apresentada em cor azul em vez de cor verde.

O problema surge quando um utilizador decide deixar de usar um iPhone. Ao que parece a Apple continua a manter o número do utilizador associado ao serviço iMessage, fazendo com que as mensagens que lhe são enviadas pelos seus contactos continuem a ser enviadas desse modo em vez de serem via SMS tradicional. O resultado é que quem envia vê apenas a confirmação de que a mensagem foi entregue; mas quem a deveria receber nunca a recebe. (Alguns amigos que já passaram por isto dizem que ao fim de alguns dias o sistema lá detecta que não têm iPhone e passa a reenviar via SMS - mas parece ser uma coisa altamente variável e que causa sempre bastantes dores de cabeça - com a melhor opção a ser desactivar o serviço de iMessage no dispositivo antes de o "abandonarmos".)

A Apple parece não ter forma de resolver este problema - nem será uma coisa simples, se imaginarmos que há pessoas que poderão usar o mesmo cartão SIM de forma alternada entre iPhones e Android - a não ser que permita a cada utilizador desagregar o seu número do serviço iMessage posteriormente de forma manual (e mesmo assim, não seria uma solução muito "amigável", com os utilizadores a serem obrigados a saber que teriam que fazer isso quando mudassem para outro equipamento).

... É a prova de que até mesmo os serviços "simples" por vezes se podem tornar complicados.

8 comentários:

  1. Eu tenho 2 SIMs gémeos que utilizo alternadamente entre um Blackberry e um Iphone, e mando e recebo SMS/iMessages com muita regularidade para uma pessoa de família que tem um Iphone 100% do tempo. Com excepção de um período de uma ou duas semanas após a actualização para o iOS 7.0 no ando passado, em que o sistema iMessage deu muita confusão, nunca mais tive qualquer problema. Recebo as mensagens como imessages quando tenho o Iphone ligado, e recebo as mensagens como SMSs quando tenho o blackberry ligado, e não tenho dado conta de perder nenhuma. Será que o problema é específico dos Android?

    ResponderEliminar
  2. http://www.ilounge.com/index.php/news/comments/report-apple-acknowledges-imessages-being-sent-to-unused-apple-ids/

    ResponderEliminar
  3. Então e uma pessoa que está com o cartão no iphone e está constantemente a ligar e desligar os dados? Ocorre o mesmo erro.

    ResponderEliminar
  4. Salto muito entre iOS, Android e Windows Phone e, muito honestamente, ainda não dei por esta gralha... Durante uma hora ou assim, as mensagens vão parar ao iPad SE este estiver ligado ou com rede.

    Mas depois passa-lhe, e manda via SMS.

    ResponderEliminar
  5. deve ser qualquer informação que fica gravada no cartão sim. talvez a culpa é do android :S

    ResponderEliminar
  6. Não foi muito esclarecedor o Post...
    a minha dúvida, isso acontece se um ex-utilizador de iPhone receber ou enviar uma sms para um actual utilizador de iPhone, certo??

    Para me fazer entender:
    Vamos supor que eu tenho um iPhone e mudo para outra marca. No inicio posso ter problemas a enviar/receber SMS para utilziadores de iPhone, mas para todos os outros, funciona correcto, certo??

    De outra forma, não estou a ver como é que a Apple se mete entre o meu cartão SIM e o meu operador móvel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a questão é ao contrario. Ou seja duas pessoas com iphone trocam sms's pelo imessage (via dados). Isso possibilita não descontar por exemplo valor de sms na operadora, não passa por aí. Podes até usar a rede wifi para este envio. A questão é que esse registo é feito com os dados do cartão sim (não utilizo iphone mas acho que dá para configurar com email não tenho a certeza). Quando um deles muda para android (ou outra marca) o que tem iphone vai enviar uma sms e para ele e para a apple esse contacto continua a ter o serviço imessage activo, e por isso manda via dados e não vim serviço de operadora. Claro que não tendo o cartão no iphone não recebes nada. Algo desse genero.

      Eliminar
  7. Sendo o iOS muito talhado para funcionar com ele mesmo, era de esperar coisas do género. Acho que a última frase do artigo diz tudo! Além disso esta "confusão" sempre pode servir de "desculpa" para os indecisos ficarem em mudar manterem-se no iPhone. É um daqueles "erros" que dá jeito a quem os fez!

    ResponderEliminar