2014/05/21

Polícia do Dubai vai usar o Glass para apanhar infractores


Muito se tem falado das potencialidades que equipamentos como o Google Glass permitirão. No Dubai algumas dessas potencialidades poderão começar a ser usadas muito em breve... ao serviço das forças policiais.

Que vos parece a ideia de simplesmente olhar para um carro e ver se o mesmo é roubado, ou se tem multas pendentes ou o seguro em falta? É o tipo de coisa que, com o Google Glass, ficaria imediatamente à frente dos olhos dos agentes, que por agora têm dado uso a duas apps. Uma das apps permite aos agentes tirar fotografias de acidentes e violações das regras de trânsito que são imediatamente enviadas para o sistema central da polícia de trânsito (um género de Instagram policial para infracções); a outra tem como objectivo ajudar ajudar a identificar veículos procurados.

Claro que não será demasiado rebuscado imaginar que num futuro não muito distante, este tipo de coisa possa vir a ser feito não apenas para os veículos mas também com os rostos das próprias pessoas; mas isso são considerações que inevitavelmente terão que ser abordadas e discutidas para que se tente chegar a um consenso entre o direito à privacidade e o desejo de se capturarem criminosos da forma mais rápida e eficiente possível. Um equilíbrio que não será fácil de atingir...

Uma coisa é certa... não fiquem surpreendidos se daqui por algum tempo, quando um polícia vos mandar parar, descobrirem que está a usar um Glass que antes que vocês tenham oportunidade de dizer seja o que for, já lhe está a mostrar se têm os documentos em dia, multas pendentes, histórico de acidentes, etc. (Por outro lado, pode ser que dessa forma ele fique mais sensibilizado para o facto de vocês próprios poderem estar a conduzir com um Glass na cabeça... :)

3 comentários:

  1. Ainda hei-de ver a notícia: Ladrões usam Glass para fugir à polícia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diria o Capitão Gordon no filme do Batman é uma escalada: "nós (polícia) usamos semi-automáticas eles (gandulos) usam automáticas, nós usamos coletes à prova de balas, eles usam balas de ponta perfuradora, nós temos o Batman e agora eles têm este tipo (referência ao Joker)".
      Sempre foi e sempre será assim!

      Eliminar
  2. Para já este tipo de coisas serve sobretudo para dar notoriedade e fazer publicidade, neste caso às forças policiais do Dubai. É uma forma de dizer: nós somos muito modernos e endinheirados!

    ResponderEliminar