2014/05/20

YouTube passa a usar o player HTML5 no Chrome


Os tempos em que o Flash era necessário para ver vídeo na internet estão contados, e agora damos mais um passo para o seu rápido desaparecimento nesta função: depois de permitir que qualquer utilizador optasse por um leitor HTML5, o YouTube passa a fazê-lo automaticamente no Chrome.

Os utilizadores mais avançados há muito que activaram o YouTube em modo HTML5, que substitui o tradicional leitor Flash por um em versão HTML nativa, poupando nos recursos usados pela sua máquina. De início, este leitor em HTML5 tinha algumas funcionalidades em falta relativamente ao leitor Flash, mas o Google foi resolvendo isso até chegar ao ponto actual em que a maioria das pessoas nem dará pela diferença - de outra forma penso que nem arriscaria a fazer a sua utilização automática no Chrome para todos.

Para a maioria das pessoas, a única alteração será verem vídeos com menor ocupação do CPU e aquecimento dos seus computadores; mas para quem, por algum motivo, preferir continuar a ver vídeos do YouTube usando Flash no Chrome, poderá recorrer a esta extensão.

Se são utilizadores intensivos do YouTube e usam o Chrome... digam se notaram diferenças. (Uma forma simples de descobrirem se um leitor de vídeo usa Flash ou HTML é clicarem com o botão direito em cima dele, e verem se se trata de uma caixa "flash" ou não.

3 comentários:

  1. Sou daqueles que há muito não utiliza o You Tube em Flash, portanto não sei dizer a diferença. É curioso como as previsões (ou maldições) de Jobs contra o Flash acabaram por concretizar-se. Hoje em dia os dispositivos móveis passam muito bem sem Flash e em breve até os deaktops não necessitarão do formato. Quando sou direccionado a algum site em Flash, procuro logo uma alternativa, pois meu Chrome está programado para bloquear esse tipo de conteúdo.

    ResponderEliminar
  2. Eu pessoalmente não notei diferenças no PC, de há uns meses para cá, quando coloquei o HTML5 como padrão no Youtube sobre Chrome.

    Ainda assim, acredito que o propósito desta linguagem seja notoriamente mais "visível" nos dispositivos móveis tal como era objectivo.
    Algum dia isto ia acontecer e acho que a adopção automática do Youtube em HTML5 ditará o declínio acentuado do Flash...

    O Jobs tinha razão, a interactividade prometida, leveza e outros atributos do HTML5 vieram para reinar... :)

    ResponderEliminar
  3. É pá, eu tentei usar o HTML5 já há uns tempos atrás e aquilo estava tão mau que mudei para o flash. Mas por acaso não notei que tinha passado para HTML5, e uso o Chrome diáriamente. Muito bom. Se ninguém me tivesse dito nada nunca notaria a diferença.

    ResponderEliminar