2014/06/13

Apps do Firefox OS já correm no Firefox para Android


O problema da "fidelização" às  diferentes plataformas é algo que inevitavelmente terá que ser enfrentado por todos à medida que o tempo passa e o investimento se vai acumulando. É por isso que a ideia de web apps universais se torna tão atractiva, e o Firefox OS mostra-nos como isso pode ser conseguido, com apps do Firefox OS que já correm nos Android.

Com o mais recente Firefox para Android, os utilizadores da plataforma do Google podem correr as apps do Firefox OS sem qualquer restrição, e com sorte isso tornar-se-á num sinal de como as coisas deverão ser no futuro - embora também se corra o risco de cada fabricante querer fechar-se cada vez mais em extensões proprietárias (como as muitas funcionalidades que existem para alguns browsers e não para os outros - e que tornam uma dor de cabeça criar um site avançado que funcione da mesma forma em todos os browsers).

Esperemos que a certa altura a pressão da opinião pública obrigue que todos optem por este caminho - quando descobrirem que afinal o investimento em centenas/milhares de apps ao longo de anos são deitados fora caso decidam migrar para uma nova plataforma. A mim já me chateia suficientemente quando compro uma app para Android, saber que se a quiser usar em iOS terei que a comprar novamente - e vice-versa; quanto mais querer pensar se tivesse que "deitar fora" tudo o que já comprei para qualquer uma delas.

Venham de lá web apps que nada ficam a dever às apps nativas - e que sejam verdadeiramente universais para todos browsers e plataformas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)