2014/06/20

Google mostra Android Wear e como irá funcionar


A era dos wearables prepara-se para entrar em overdrive com a chegada de uma nova vaga de smartwatches e wearables de 2ª (e 3ª) geração, e dispositivos como o LG G Watch e Moto 360 com o novo Android Wear estão a causar enorme curiosidade nas pessoas. Agora o Google mostra-nos como este novo Android para wearables irá funcionar.

Para começar, o Google relembra-nos os problemas que pretende resolver com o Android Wear e dispositivos como os smartwatches. Hoje em dia é frequente vermos grupos de pessoas, juntas, mas onde cada uma está de olhos centrados no seu próprio smartphone.

Com o Android Wear a ideia é que as pessoas continuem a ter acesso à sua vida digital, mas de forma muito mais eficiente e com menores interrupções da sua vida real. Em vez de se perderem vários segundos a tirar o smartphone do bolso, desbloqueá-lo, procurar pela app pretendida, arrancá-la, e ver o que se queria ver, com o Android Wear o objectivo é saltar logo para o ponto final: apresentando a informação desejada quando esta é desejada.

Para isso é também referido que não faz sentido tentar replicar o mesmo interface e experiência de utilização de um smartphone num smartwatch - pois senão estaremos simplesmente a transferir o tempo perdido a olhar para um smartphone para tempo perdido a olhar para o pulso. Com o Android Wear a ideia é permitir o acesso rápido a acções (como os comandos de voz) que nos deixam "falar com o aparelho"; ao mesmo tempo que o dispositivo também pode "falar connosco" apresentando-nos informação relevante no contexto em que será necessária e útil nesse momento.

Boas intenções... agora só falta ver como é que a sua implementação no mundo real vai funcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)