2014/06/05

Intel quer livrar-nos de todos os cabos em 2016


A maioria das pessoas já se rendeu à conveniência dos equipamentos mobile e da liberdade de utilização proporcionada pela comunicação wireless. A Intel aposta que daqui por mais dois anos, também se diga adeus aos cabos que ainda restam na nossa vida... incluindo o cabo usado para recarregarmos os aparelhos.

O carregamento wireless não é propriamente uma novidade, e muitos de nós já o usam sistemas de carregamento sem fios diariamente. Mas é uma tecnologia que ainda é relativamente recente, que precisa de ser mais desenvolvida (e acima de tudo, que se decidam num único standard para evitar situações como as que temos actualmente, de sistemas concorrentes incompatíveis).

A Intel já está a demonstrar as capacidades da sua próxima geração de dispositivos - a plataforma Skylake - com a qual pretende dizer o adeus definitivo aos cabos em 2016. Este sistema recorre ao WiGig para permitir comunicações de alto-débito (até 7Gbps) a curta distância, o que permitirá transferência de dados, streaming de conteúdos Ultra HD, etc. evitando as tradicionais docking stations ou ligações por cabo. E para o carregamento, a Intel aposta no sistema de energia por ressonância magnética Rezence, demonstrando uma mesa que é capaz de carregar portáteis e outros dispositivos que se coloquem no tampo até um máximo de 50W, simultaneamente (algo que não é possível com as soluções indutivas actuais), e que funciona mesmo através de vários centímetros de madeira ou outros materiais..

Portanto... não se agarrem demasiado aos cabos que por agora se vão espalhando (e enrolando) por todo o lado... daqui por uns anos poderão tornar-se mais uma daquelas coisas do passado que não deixarão saudades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)