2014/07/27

cloudBit da littleBits quer ligar à cloud tudo o que vocês imaginarem

É impressionante pensar o quanto a tecnologia evoluiu, chegando ao ponto de actualmente permitir que qualquer pessoa ponha em prática as suas ideias recorrendo a coisas que pode simplesmente comprar numa loja online. Por exemplo, querem criar um alarme que vos envie um SMS quando detecta movimento em vossa casa? É algo que podem fazer com este pequeno cloudBit da littleBits.

Sim, é certo que existem mil e um outros produtos que poderão usar para atingir os vossos objectivos, como Arduinos ou os Electric Imp, mas este cloudBit da littleBits tem a vantagem de simplificar bastante o processo de integração com muitos outros serviços... pois suporta o IFTTT.

Os módulos da littleBits tornam-se mais atractivos para muitas pessoas, porque nem sequer necessitam que tenham um ferro de soldar. Os diversos módulos (displays, botões, sensores, etc.) encaixam-se uns nos outros graças a um prático sistema magnético, fazendo com que montar um sistema seja tão simples quanto encaixar peças.

Quanto a este cloudBit; é uma pequena placa com um microcontrolador ARM (Freescale i.MX23 ARM926EJ-S), com 64MB de RAM e que corre uma versão de Linux baseada em ArchLinux a partir de um microSD de 4GB. A placa tem também um micro adaptador WiFi (USB), e disponibiliza vários pinos de I/O (incluindo ADC e DAC). Graças à integração com o IFTTT, facilmente pode tornar-se num aparelho que vos envia um tweet quando uma planta está a precisar ser regada, ou talvez prefiram utilizá-lo para contabilizar quanto tempo abrem e fecham a porta do frigorífico (e o impacto que isso tem no consumo de energia); ou ainda uma campainha que vos manda um SMS quando alguém vos toca à porta.


O que é certo é que há apenas alguns anos atrás, pensar em implementar algo assim que se interligasse com múltiplos outros serviços seria algo ao alcance de muitas poucas pessoas, e que obrigaria a especialistas na área da electrónica e do software. Hoje em dia, graças a produtos como estes, torna-se algo em que qualquer pessoa com um pouco de paciência e curiosidade se pode aventurar... e conseguir resultados satisfatórios (leia-se: algo a funcionar!) em pouco tempo.

O cloudBit custa $59 dólares (cerca de 44 euros), estando também disponíveis alguns "starter bundles" a partir de $89 dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)