2012/05/17

Electric Imp - WiFi em Todo o Lado


Parece milagre! Alguém parece estar prestes a concretizar um pequeno passo que se poderá vir a tornar numa das maiores revoluções dos próximos anos... e, pior que tudo, nem sei por onde começar a tentar explicar-vos de que se trata! :)

Se já fazem parte do crescente número de pessoas com smartphones, provavelmente já terão sentido a "chatice" que é utilizar equipamentos que não estejam ligados à internet. Se num smartphone podem tirar uma foto e rapidamente a partilhar no Facebook/Twitter/email/etc; com uma câmara digital, a coisa obriga a ligar a câmara com um cabo ao computador, etc. etc.

E, isto acaba por se aplicar a tudo e mais alguma coisa: porque motivo não podem controlar a vossa TV com o vosso smartphone (nalguns casos já poderão fazê-lo, eu sei); ou controlar as lâmpadas em vossa casa; ou os electrodomésticos; ou "tudo" o que desejarem?



É precisamente isso que este Electric Imp pretende fazer, ao proporcionar um pequeno dispositivo (do tamanho de um cartão SD) que na realidade é um microcomputador com WiFi, com um custo de apenas $25 dólares.


Como exemplo, que vos parece uma tomada onde podem instalar um destes pequenos módulos, e que automaticamente permitiria que controlassem o que lá estivesse ligado a partido do vosso smartphone, em qualquer ponto do mundo, assim como monitorizar os seus consumos?



As possibilidades deste Electric Imp são tantas que... até me faz rodopiar a cabeça imaginar o que tornará possível.

E quem é responsável por concretizar uma coisas destas? Peter Hartley, Hugo Fiennes, e Kevin Fox; nomes que serão desconhecidos para a maioria das pessoas, mas que ganham outra dimensão quando se descobre que um deles foi o responsável pelo hardware dos primeiros quatro iPhones; e outro foi o responsável pelo interface do Gmail (para além de ter trabalhado também no Facebook e Mozilla). Ou seja... pessoas que, de uma forma ou de outra, já são responsáveis por terem "mudado o mundo", e que agora prometem repetir a dose.


Como os seus criadores dizem - e bem - há anos que os fabricantes tentam acertar num forma "universal" de ligar este tipo de coisas: Z-Wave, Zigbee, etc. Mas que acabam por ser soluções "fechadas" e que não permitem a interoperabilidade entre tudo como se deseja. Por outro lado, temos também coisas tão simples como balanças que mandam o peso para a internet... mas pelas quais se cobram autênticas fortunas.

Com este Electric Imp, tudo isso passa a ser possível a um custo quase "ridículo", e que automaticamente faz com que tudo e qualquer coisa possa estar ligada à internet.

Aliás, a ideia terá surgido com um dos seus fundadores terá desejado ligar uma fita de LEDs RGB em casa, mas controlá-la de forma a representar diferentes estados (como por exemplo, mudar de cor em função do estado do tempo lido da internet.) Algo que certamente muitos de vocês já terão pensado em fazer... mas que depois na prática obriga a ter conhecimentos sobre programação, e  electrónica, e jeito para soldar fios.

Com este Electric Imp a ideia é colocar tudo isto à disposição de todos, sem complicações... e a baixo custo!

As possibilidades são mesmo imensas...

Noutro dos exemplos, refere-se que um electrodoméstico como uma máquina de lavar, para além de poder ser controlada de forma mais inteligente, de forma a tirar partido das melhores tarifas para poupar dinheiro, poderia igualmente enviar relatórios sobre o seu estado para a internet, permitindo analisar se o motor estaria a gastar mais energia que o esperado - ou detectar preventivamente outro tipo de avarias.


Depois de tantas décadas de espera... será que vai ser mesmo desta que todos poderemos tornar as nossas casas mais inteligentes sem ter que dar cabeçadas na parede devido a diferentes sistemas não "falam" entre eles?

Espero bem que sim... só fica preocupação com as questões de segurança: olhem se um "atacante" ganha controlo sobre os aparelhos eléctricos em vossa casa; ou se um virus começa a ligar as luzes e aparelhagem de som nas alturas às 03h da manhã; ou ainda, um malware que liga o sistema de rega automática sempre que o detector de movimento detecta alguém no jardim? ;)

Electric Imp... a seguir com *muita* atenção daqui para a frente!

[via EDN]

12 comentários:

  1. Ficou algo atrás no teu post:
    - "the startup will host data and offer browser-based services".

    A primeira coisa que me veio à tola foi precisamente:
    - hum, wifi, "proprietary embedded OS", mesmo que ligados a um sistema seguro como possa vir a ser o deles, hum, isto pode trazer problemas ao nível de segurança! :-)
    Mas pus logo de lado e tenho mesmo que ver isto melhor, de preferência ao vivo...

    Um pouco fora do real interesse da notícia, o que me surpreendeu foi a menção de que arranjaram investidores numa primeira fase para um valor de 7,9 milhões. É muita fruta principalmente se pensar que o projecto em que estou envolvido precisa de apenas de um décimo para encomendar o mínimo de 2.000 tablets (só a partir de uma centena de milhar é que os preços baixam drasticamente) e a coisa está mesmo muito difícil. Estes, para falarem nesta escala de preços devem ter encomendado muita coisa. Mas, mesmo muita e daí compreendo os (por agora) cerca de 8 milhões.

    @braço.

    ResponderEliminar
  2. Eu corria o risco da segurança, e facilmente.

    Vou estar atento... Ou muito me engano ou pode sair dai um KNX baratinho!

    ResponderEliminar
  3. Devo confessar que não percebi bem quais são as vastíssimas potencialidades de que se falam. Espero que não se estejam apenas a referir ao ON/OFF de tomadas electricas.

    Quanto aos protocolos Z-Wave e ZigBee,o que realmente diferencia um do outro é o facto de o Z-Wave ser um protocolo "fechado" enquanto o ZigBee é "aberto" e disponível para quem queira desenvolver algo e entrar no mundo, por exemplo, da domótica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vantagens são: interoperabilidade a baixo custo.

      Como disseste e bem, o ZigBee tinha tudo para se tornar num standard que unificasse tudo, e no entanto o que se teve? Coisas como o Zwave, a continuarem a fechar as portas.

      Se queres um controlador dimmer de luzes Zwave, continuas a ter que pagar preços exorbitantes... e nem estamos a falar de algo que possa implicitamente ser controlado/monitorizado via internet (que tradicionalmente obrigaria a outros módulos, equipamentos, programas, etc.)

      Com este "imp", poderás ligar toda e qualquer coisa a esta rede global, que podes aceder de qualquer, por $25 (ou bastante menos, para fabricantes que o adoptem em quantidade.)

      Mesmo que os fabricantes não o incluam, poderã facilmente deixar um slot para que os utilizadores possam adicionar esta funcionalidade mais tarde, se desejarem.

      E a grande vantagem seria facilmente teres tudo integrado, e a poder fazer coisas como o que o http://www.ifttt.com/ permite. Por exemplo, "se chegar um email, piscar a luz na sala de estar"; sendo que isto passaria a ser algo ao alcance de qualquer pessoa, sem necessidade de ser um "programador".

      Eliminar
    2. Ok! Esperemos para ver!... Confesso que estou um pouco céptico. Afinal de contas estamos apenas a falar de um módulo wi-fi que te permite um "controlo" e "monitorização" do estado do mesmo, certo?

      Se quiseres algo mais, ou seja, um sensor de temperatura, humidade, pressão, movimento... etc, terá de ser o utilizador a comprar / montar?

      E para receber toda essa informação num computador.. será preciso provavelmente um controller / gateway?

      Repara, eu não estou a duvidar que tenha potêncialidades, só estou a dizer que se desvendou muito pouco relativamente a todo este processo para tirarmos alguma conclusão relativamente à relação serviço / preço.

      Eliminar
    3. Sim é *o* modulo que por $25 (ou menos) permite a qualquer fabricante adicionar essa interoperabilidade a qualquer equipamento. Por exemplo, um fabricante de um sensor pode lá deixar o "buraco" para isto, e quem quiser, instantaneamente tem o sensor acessível da net.
      Sendo via WiFi, não precisas sequer de um PC/gateway; basta teres um router WiFi ligado à net.

      E o mesmo se aplicaria a toda e qualquer coisa que imaginasses... Ora vê actualmente quanto nos cobram por um medidor de consumos que mande os dados para a net. Por norma só o modulo de envio para a net custa 2x ou 3x mais que isto. Assim, deixa de haver desculpa para as "roubalheiras".

      Eliminar
    4. Já agora deixa-me só acrescentar que ZigBee é apenas um protocolo, que ao contrário do Z-Wave, é aberto para quem o queira utilizar. Mas não deixa de ser apenas isso... um protocolo.

      O que cada um desenvolve em cima do mesmo é que pode encarecer o produto final.

      Eliminar
    5. Pronto! Tudo depende então dos ditos fabricantes de sensores e etc!...

      Vamos ver... estou curioso...

      Eliminar
  4. Será que com um arduino não podemos fazer algo semelhante e com mais capacidade ?
    Ou estou errado..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... Mas porque preço? Vê quanto fica o Arduino com wifi mais barato.

      Eliminar
    2. Carissimo... um arduino sao 20 eur, um shield ethernet 35. Se formos para wifi o shield passa paraa 60 ou mais. E depois... sizze matters, isto é muito pequeno. Genial, estou deserto para arranjar um para testar

      Eliminar
  5. Por falar em arduino...

    http://arduino.cc/blog/2012/06/12/wisp-a-wifi-module-for-the-internet-of-things/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar