2012/05/17

Notícias do Dia

Já está online a 2ª pergunta do passatempo que te pode dar um Optimus Madrid. O Google aponta para resultados mais informativos graças o seu novo Knowledge Graph; a Vodafone está a actualizar os limites de dados nos aditivos de internet; temos também mais uma análise a uma motherboard mini-ITX da ASUS que poderá ser perfeita para um NAS "faça-você-mesmo"; os novos AMD Trinity que poderão permitir ultrabooks mais económicos; e muito mais...

Na "casinha" do lado, temos também em destaque uma análise a um monitor de consumo para toda a casa, que poderá tornar-se numa ferramenta essencial para quem quiser poupar uns euros na factura da electricidade.


Mas já de seguida, as notícias de dia, e que começam com a suposta descoberta das resoluções dos novo ecrãs dos MacBooks!

Resoluções dos Novos MacBooks com "Retina Display"


Parecem já ser conhecidas as resoluções dos novos MacBooks com "retina display" e... certamente vão deixar muita gente de olhos em bico:
  • 15.4": 2880x1800, densidade de 220ppi (o dobro do actual, com 1440x900 com 110ppi)
  • 13.3": 2560x1600, densidade de 227ppi (actualmente 1440x900 com 127ppi).
Basicamente... trata-se de colocar o número de pixeis que habitualmente encontramos apenas em monitores de 30"... num ecrã de 13.3"!

Fala-se que isto poderá representar um custo acrescido de $100, mas... se estes novos LCDs estiverem a ser construídos com a tal tecnologia IGZO da Sharp, que possibilita estas densidades a "baixo custo"... será que a Apple se prepara para surpreender tudo e todos, mantendo os preços ao nível dos anteriores? (Tal como fez no novo iPad?)

O que é certo é que se esta tendência se começar a alastrar aos monitores de maiores dimensões... não estaremos assim tão longe de ter monitores com resolução 4K e 5K... ou superior!


LG Optimus LTE 2 com UI 3.0

Não posso dizer que seja grande apologista dos fabricantes insistirem em criar interfaces "adulterados" para os seus Android - mas, tenho que confessar que compreendo essa opção, como forma de diferenciar os seus modelos dos demais, e talvez oferecer "algo" de diferente que consiga fazer com que a escolha de um potencial recaia sobre ele (o mais recente Galaxy S3 da Samsung é disso exemplo, cheio de funcionalidades "extra".)

No caso da LG, o novo Optimus LTE 2 (aquele que vem com 2Gb de RAM) traz-nos o novo interface Optimus UI 3.0. Um interface que a LG faz questão de salientar que é "mais simples" e menos intrusiva que outros interfaces de outros fabricantes... mas, a última decisão caberá aos compradores, que votarão com a sua carteira.



Gmail com Melhorias e mais Google+

Não é segredo que o Google está continuamente a dar "retoques" nos seus produtos. E agora o Gmail recebe mais uma dose de melhoramentos:

Detalhes do contacto nas pesquisas - Ao pesquisarem por um email, surgirá no topo dos resultados detalhes sobre esse contacto (número de telefone, e opções para iniciar um chat ou videochamada com ele).

Integração e pesquisa dos Círculos do Google+ - Os círculos do Google+ passam a exibir uma lista de fotos de alguns dos seus membros no topo; e passa também a ser possível usar os círculos nas pesquisas e filtros, usando "circle:[circle name]" e "has:circle".

... Por outro lado, é mais um sinal que a evolução do Google+ poderá não estar a ser a desejada; sendo que a sua integração e aproximação ao Gmail poderá ser mais uma tentativa de convencer os "Gmailers" a utilizarem o G+.


Androids HTC com ROMs alteradas nos EUA para Evitar Patentes da Apple

Mais um lembrete do "absurdo" a que as coisas estão a chegar. A HTC está a fazer uma versão de firmware modificada nos seus Android para o mercado dos EUA, por forma a evitar potenciais problemas devido a patentes.

Nomeadamente, a apresentação de um menu quando se clica num email ou número de telefone ou outro conteúdo reconhecido numa mensagem... o_O
Na versão EUA, estes HTC irão efectuar imediatamente uma operação sem que apareça o tal menu; assim como apresentar um diferente menu para associação de Apps a certas funções.

... E patentear a apresentação de pontos coloridos num ecrã, e assim impedir que qualquer fabricante possa usar um ecrã? Não?


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. Ainda continuo a desconfiar dos Retina em Mac.
    Para essas resoluções, e para uso de programas convenientemente é preciso uma boa GPU.
    Actualmente nem ATI nem a Nvidia tem placa para tal.
    Muito menos a Intel.
    Podiam optar por Dual GPU, mas improvável.
    Como jogos e isso nunca iriam correr a essa resolução, até podiam, mas nunca nuns 25fps como mínimo para ser jogável.

    Com muito melhoram a resolução para full HD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada impede que os jogos sejam "renderizados" a 1/4 da resolucao e depois upscaled... :)

      Eliminar
  2. Sim, mas as aplicações, tipo Final Cut entre outras? Não vão ter a mesma performance.
    Iremos ter um Retina Display que raramente irá ser aproveitado por falta de capacidade de Hardware.
    Não parece da Apple lançar assim algo "incompleto"

    Quanto mais, o modelo de 13 continuar a ter gráfica integrada, a HD 4000 não dá conta do recado.
    Iria lagar bastante.

    ResponderEliminar