2014/07/18

MIT cria gerador de electricidade a partir da humidade


Ainda hoje falamos de um novo material termoeléctrico que promete gerar energia de baixo custo a partir do calor; e eis que do MIT nos chega um gerador que funciona... a humidade.

Este sistema recorre a um gerados com placas alternadas de cobre, umas com tratamento para atrair água, outras com com tratamento para repelir água. À medida que a humidade se vai condensado em gotas de água, pequenas gotas vão "saltando" de umas placas para as outras, gerando electricidade electroestática.

A energia acumulada é ínfima, 15 picowatts por cm2, mas é algo que os investigadores esperam poder vir a melhorar no futuro, chegando a 1 microwatt. Com esses valores, uma caixa com 50x50x50cm seria capaz de carregar um smartphone em 12h. Algo que poderá não parecer muito motivador... até nos lembrarmos que estamos a falar de gerar energia a partir "do ar" e que poderia ser usado em qualquer local remoto - desde que exista humidade suficiente no ar.

... Talvez no futuro, em vez de uma "caixa", esta mesma tecnologia possa ser aplicada a tendas e outros materiais, facilitando o carregamento dos dispositivos electrónicos a todos os que passam a vida ao ar livre, longe das tomadas eléctricas que a maioria das pessoas toma por garantidas. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)