2014/07/22

Nvidia Shield Tablet e Gamepad


Que o Android se pode vir a tornar numa gigantesca plataforma de jogos (mais do que é hoje), disso ninguém duvida... mas parece continuar a faltar um dispositivo que sirva de ignição a isso - algo que a Nvidia tem tentado potenciar, primeiramente com o seu Shield original, e agora com os seus novos Shield Tablet e gamepad.

Em vez de uma mini consola com gamepad integrado, o novo Shield Tablet opta pelo formato tablet, com um ecrã de 8" Full HD, e agora recorrendo ao mais recente e potente chip K1 da Nvidia (no original encontrávamos um Tegra 4). Como jogar num tablet não seria do agrado de todos os que não dispensam um gamepad físico, a Nvidia acompanha o tablet com um Gamepad - que usa WiFi para latência mais reduzida que Bluetooth (no entanto, o gamepad é um extra que tem que ser comprado à parte, por $59 dólares). Quanto ao Shield Tablet, tem um preço que começa nos $299, o que para um tablet com um K1, não me parece fora do razoável.

O maior problema será mesmo o tipo de uso a que este Shield Tablet se destina. Sendo composto por um tablet e um gamepad, o sistema não será propriamente fácil de utilizar "em movimento". E se for para ser usado na sala, ligado a um televisor, então o mesmo poderia ser feito com qualquer outro formato, tanto um smartphone como uma pequena caixa sem ecrã. Para além disso ainda continua por resolver a questão do suporte para controladores nos jogos. Este tipo de equipamentos continua a recorrer a métodos de emulação que permitem simular toques e gestos no ecrã, o que nem sempre funciona de forma tão "simples" quanto se desejaria. É certo que caberia aos developers implementar métodos de controlo adicionais... mas infelizmente para quem estiver a pensar comprar e usar estes equipamentos hoje, ainda terá que lidar com frustrações que não deveriam existir na época em que vivemos.


2 comentários:

  1. É certo que este tablet se destina a gamers essencialmente. Mas podemos contar com todo o uso normal que se pode dar a um tablet dito "normal", correto?

    ResponderEliminar