O Indiegogo tem sido palco de campanhas de crowdfunding altamente duvidosas, e as experiências que tive de lidar com eles nesse aspecto não me inspiraram qualquer confiança. Agora, chega um novo projecto que faz disparar todos os alertas de "caça aos patos": um que promete um dispositivo que podem carregar com internet em casa, e depois levá-la para qualquer parte do planeta!
O WiFiEX é parecido com um vulgar mini-hotspot portátil, o que à partida não seria causa para alarme - poderia muito bem tratar-se de um dispositivo que tivesse parceria de roaming com operadores a nível mundial, um pouco à semelhança da ligação que o Kindle 3G tem sem que o utilizador final pague mais por isso. Mas as coisas começam logo a tornar-se suspeitas... Para começar, não têm que pagar pelo serviço, pois a coisa funciona por "carregamentos". Vocês correm um programa no vosso computador de casa que "carrega" até 10GB de internet no aparelho usando a vossa ligação de casa, e depois poderão ir usando esses 10GB em qualquer lado, através do aparelho.
E aqui começam as partes seriamente duvidosas, nas quais até descarto a milagrosa autonomia de 48h a dar WiFi: é que segundo os seus criadores - supostamente da Bulgária, embora não seja dada qualquer informação sobre os responsáveis, quais as suas habilitações ou experiência, etc. - o WiFiEX disponibiliza Internet em qualquer parte do mundo, sem referir exactamente como, a não ser uma vaga referência de que tem um cartão SIM que se liga "a satélites".
Por muito que eu gostasse de acreditar que alguém tivesse criado uma ligação à internet de bolso recarregável em casa, custa-me a acreditar que enquanto o Google esteja a brincar com balões e a gastar centenas de milhões de dólares a comprar empresas de satélites, uns quaisquer anónimos da Bulgária terão resolvido o problema muito mais rapidamente e estejam a dar internet a toda a gente.
Quando muito, imagino que ao correrem o tal programa de "carregamento de internet", estejam na verdade a infectar o vosso PC com malware, tornando-o parte de uma botnet (ou a minar bitcoins), e que a tal caixa não passará de um hotspot mobile que poderá estar a usar cartões SIM clonados/falsificados que darão internet "até estourarem". Seja como for, se nalguns projectos até lhes poderia dar o benefício da dúvida... neste, definitivamente não.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Nem duvides disso Carlos, ainda mais vindo da Bulgária :-)
ResponderEliminarO único que daria seria estilo a rede FON (ou lá como se chama) que já existe há anos e ligas-te via WIFI gratuitamente no estrangeiro desde que partilhes a tua WIFI pela mesma rede.
De resto nem vejo interesse no tema: a maior parte dos países industrializados oferece em cafés, hoteis, pracas, etc WIFI gratuito, ou entäo cartoes SIM baratos com internet.
Não sei porquê mas o próprio aparelho dá "ares" a Playstation....
ResponderEliminar