2014/08/21

App reconhece os utilizadores pela forma como escrevem


A maioria das apps bancárias (ou que inspirem maiores cuidados) opta pela introdução de um código PIN para validar o utilizador. Mas... será possível diferenciar se quem introduz esse código é o utilizador legítimo ou outra pessoa que esteja a introduzir esse mesmo código? Uma pequena empresa sueca diz que sim, e parece já ter convencido vários bancos nórdicos a adoptar a sua tecnologia.

Não é a primeira vez que alguém se lembra de analisar a forma como se escreve para criar um perfil do utilizador que pode ser usado para detectar se algo não estará a ser escrito por outra pessoa, mas neste caso o sistema da Behaviosec vai ainda mais longe.

Para além de analisar a forma como escrevemos, o sistema analisa também a forma como estamos a segurar e movimentar o smartphone usando o giroscópio, apanhando todos os nossos "tiques" dos quais nem nos apercebemos quando estamos a escrever - mas que serão de importância vital para uma app que pretende ter o máximo de segurança e garantir que quem está a introduzir um código é realmente a pessoa que deverá ser.

É um sistema curioso, e cuja eficiência parece já estar mais que comprovada, com a empresa a dizer que no final do ano todos os bancos da Suécia, Noruega e Dinamarca estarão a utilizar esta autenticação que passa completamente despercebida aos utilizadores (e que têm uma eficácia de 99.7% na identificação dos utilizadores).

Espero que rapidamente se espalhe a mais apps; e - imaginando já coisas para o futuro - que tal a possibilidade de se criarem "alarmes de pânico", que mediante um certo gesto ou inclinação anormal, pudesse sinalizar que estaríamos a ser forçados a introduzir o PIN, marcando essa actividade como suspeita ou até alertando as autoridades e registando som e imagens do que se estivesse a passar?

1 comentário:

  1. Estamos a falar das apps dos bancos dos smartphones (o do BPI, o do BCP etc) que pedem um pin (quatro dígitos numéricos). Vão continuar a pedir o pin mas também analisam a "ginástica" da introdução dos dígitos, não vá ser ter caído em mão erradas.

    Da experiência que tenho com a do banco que uso, a app tem uma certa tendência a bloquear, às vezes nem se percebe porquê (ali por volta da meia noite é melhor não mexer porque os sistemas estão em actualização). Palpita-me que com mais essa ("o gajo costuma digitar o código depressa, mas agora hesitou porque teve dúvidas, demorou, pode não ser ele ... o melhor é bloquear") vai ser uma coisa jeitosa.

    ResponderEliminar