2014/08/21

Carros sem condutor do Google estão programados para exceder limites de velocidade... por ser mais seguro


Os automóveis sem condutor poderão vir a originar uma revolução na forma como nos movimentamos - reduzindo drasticamente (ou dispensando por completo) a necessidade de automóveis privados pessoais - mas enquanto vamos caminhando nesse sentido vamos descobrindo algumas curiosidades interessantes.

Uma delas parece vir dar razão a todos os que olham para a velocidade máxima legal como um indicador que pode/deve ser ultrapassado ligeiramente: o carro sem condutor do Google está programado para exceder os limites de velocidade por ser mais seguro.

Não se trata de exceder "absurdamente" os limites de velocidade (no máximo o carro irá até mais 16Km/h que o permitido), mas a razão porque o faz será o mais importante: é que os responsáveis pelo projecto determinaram que tentar seguir à velocidade regulamentar no meio de veículos que estão a circular mais depressa seria bastante mais perigoso do que optar por acompanhá-los. Uma constatação que todos os que tentarem circular a 90/100Km/h numa auto-estrada onde todos sigam a 130-140Km/h rapidamente sentirão na pele (a não ser que sejam daqueles condutores que conduzem completamente alheados de tudo que os rodeia.)

Não me parece que a polícia vá multar alguém por circular a 130-140Km/h numa auto-estrada, mas se alguma vez isso vier a acontecer, não custará usar esta mesma justificação: de que só o fizeram por motivos de segurança! :)

1 comentário:

  1. Não é só para acompanhar a velocidade dos outros. É também nas ultrapassagens, que têm que ser rápidas. Quem quiser ultrapassar a 120km/k quem circule a 115km/h nunca mais de lá sai. Isto já para não falar nos que tentam ultrapassar a 115,1 ... 114,9, ... depois o que está a ser ultrapassado acelera qualquer coisa. P*ta que os pariu.

    ResponderEliminar