2014/08/25

Nanoleaf Bloom é lâmpada LED dimmable sem apps


As lâmpadas LED vão conquistando cada vez mais utilizadores, mas no caso das lâmpadas inteligentes, por vezes a inteligência acrescida torna-se numa realidade menos confortável do que se desejava. Esta Nanoleaf Bloom quer ser uma lâmpada LED que evita isso, tendo intensidade variável mas dispensando apps para a controlar.

Não há semana que passe sem que uma nova "lâmpada inteligente" chegue ao mercado; mas depois de passar a fase da novidade, em que é possível controlarmos a luz usando o nosso smartphone, chega a fase em que somos confrontados com a realidade de que nem sempre temos o nosso smartphone por perto (talvez nos tenhamos esquecido dele; talvez esteja a carregar na divisão ao lado) complicando a utilização dessas lâmpadas. Esta Nanoleaf Bloom chega ao Kickstarter prometendo uma eficiente lâmpada LED dimmable, mas que dispensa qualquer tipo de app para controlar a sua luminosidade.

Aliás, esta lâmpada LED nem sequer necessita de um dimmer convencional para a controlar; optando por um sistema que permite que isso seja feito usando apenas o interruptor convencional de ligar/desligar uma lâmpada.



O sistema funciona usando-se sequências rápidas de desligar-ligar para seleccionar a luminosidade pretendida. Quando se liga a lâmpada ela começa a aumentar de luminosidade gradualmente, e um desligar-ligar fixa a luminosidade em que se estiver. E o mesmo pode ser feito para baixar a luminosidade ou entrar no modo de iluminação nocturna, em que gasta apenas 0.5W.

A Nanoleaf Bloom tem 33 LEDs espalhados pelas suas faces, sendo equivalente a uma lâmpada convencional de 75W (mas gastando apenas um máximo de 10W) e tendo dimensões fisicamente compatíveis com as mesmas.

Com um preço de $40 dólares, não será a lâmpada LED mais económica do mercado, mas tem esta vantagem de permitir o seu controlo usando-se apenas o interruptor que "está sempre à mão".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)