2014/08/15

Um carregador que transforma som em electricidade


Que vos parece a ideia de ter um smartphone que dispensasse a ligação à tomada, e que se fosse recarregando automaticamente à medida que fossem falando, ouvindo música, ou simplesmente pelo ruído ambiente? É mais um caso de um sistema de energia "recuperada" que vai dar que... ouvir!

Temos assistido a muitos avanços feitos na área da geração de energia a partir do ambiente: quer sejam as ondas de rádio, o movimento ou a temperatura. Agora, chega a vez de também o som dar o seu contributo. Investigadores criaram uma superfície que utiliza o efeito piezoeléctrico, que permite transformar movimento em electricidade (e vice-versa, sendo usado nos pequenos buzzers que encontramos em milhares de aparelhos), e que consiste em milhões de pequenas colunas microscópicas que vibram com o barulho.

Graças a esse efeito, estas vibrações são convertidas em electricidade, que poderá ser usada para recarregar equipamentos, bastando para isso que haja... som (ou barulho, conforme preferirem). Os avanços destes cientistas consistiram em melhorar o processo de fabrico deste material, de forma a torná-lo economicamente viável, substituindo compostos caros - como o ouro - por compostos muitos mais baratos.

O produto final foi um gerador com o tamanho de um smartphone, e que podia ser usado para recarregar um smartphone usando apenas barulho. No entanto, falta saber quanto tempo isso demoraria a acontecer, uma vez que referem que o dispositivo era capaz de gerar 5V, mas não falam de quantos miliamperes era capaz de produzir por dB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)