Numa altura em que por cá há quem tente justificar um tacho injustificável alegando a justiça para os artistas em serem recompensados pela mera possibilidade de um consumidor que já pagou pelas suas obras poder vir a fazer uma cópia (quer a faça ou não), felizmente há quem continue a explorar novas formas de como os artistas poderão sobreviver neste "revolucionário" mundo digital, e onde a principal revolução é chegarem à conclusão de que podem muito bem passar sem todos os intermediários que se intrometem entre si e os seus fãs... e sustento.
Não deixará de ser um pouco curioso que um sistema que muitos tentam imbecilmente associar à pirataria (os BitTorrents) possa vir a tornar-se na forma de distribuição que proteja os autores e lhes permita ganhar o seu necessário sustento, directamente dos seus fãs e sem necessidade de intermediários.
Refiro-me aos BitTorrent Bundles, que estão a ser usados cada vez mais por diversos artistas - Moby, De La Soul, e Tom Yorke (dos Radiohead - e que serviu de inspiração a este mesmo artigo). Um sistema que permite usar toda a eficiência dos torrents como forma de distribuição sem custos, mesmo que seja feito para centenas de milhões de pessoas, mas que contempla a possibilidade de se tratarem de conteúdos pagos, ou que necessitem de uma assinatura com email válido ou, claro, gratuitos. Há também a possibilidade de se distribuírem conteúdos de forma limitada - por exemplo, um artista que decida que só quer vender 1000 exemplares de um filme, música, livro, etc.
Alguns lembrar-se-ão que os Radiohead já anteriormente tentaram formas "alternativas" de distribuição, em 2007 tendo lançado o seu álbum "In Rainbows" onde cada pessoa pagava apenas o que quisesse pagar. E muito certamente desta vez voltar-se-á a dizer o mesmo que disseram naquela altura: de que só fizeram "milhões" por já se tratarem de um banda conhecida, e que isto não serve para novos artistas ou artistas pouco populares.
... Mas digam-me lá... se um artista for pouco popular ao ponto de não se conseguir sustentar, de que forma é que pode aspirar a poder sobreviver como artista?
Talvez em vez dos artistas nacionais (ou mais correctamente, os seus ditos representantes) estarem obcecados em "mamar" literalmente à custa dos gigabytes que qualquer português compre; talvez não fosse pior ideia fazerem as contas a quanto do lucro das suas obras realmente lhes chega às mãos, e se não estariam melhor servidos a promover os seus trabalhos directamente junto dos fãs usando sistemas como estes BitTorrent Bundles, em vez de quererem fazer dos fãs os seus inimigos. É que se for esse o caso, penso que não será necessário nenhum génio para determinar quem é que terá mais a perder... um autor dificilmente será autor se não tiver fãs e audiência; pelo contrário... se o público se desencantar com um autor, não demorará muito a encontrar outro para acarinhar e que retribua esse mesmo sentimento.
OFFTOPIC:
ResponderEliminarCarlos, você também escreve para o pplware? ou vêm cá buscar ideias/artigos?
É que na maioria das noticias vejo este percurso:
- hackernews
- thehackernews
- abertoatedemadrugada
- pplware
Por esta ordem :|
Coincidência?
Penso que a maioria dos sites tecnológicos terá, com maior ou menor variação, as mesmas fontes de notícias - portanto é inevitável que os temas mais marcantes cheguem inevitavelmente a todos os lados, quer seja mais cedo nuns do que nos outros.
EliminarSe por acaso o pplware usar o AadM como fonte de notícias, muito feliz fico... :)
Gosto dessa filosofia ;)
EliminarCumps. e bom trabalho.
Também já tinha reparado nessa "coincidência"..., mas pronto, se é pura coincidência...
ResponderEliminar... a minha referência (tuga) sobre info tecnológica continua a ser aqui o nosso AadM ;)
Exacto :) O "ambiente" daqui é menos poluído de ideias fixas (e compradas) de alguns pseudo-jornalistas do outro site.
EliminarIsso e não ter por cá comentadores com palas no olhos, lol :)