2014/09/26

DHL já faz entregas via drone voador (numa pequena ilha alemã)


Quando a Amazon revelou as suas intenções de ter uma frota de drones voadores a fazer entregas, não demoraram a surgir todo o tipo de críticas. Desde então, várias outras empresas têm revelado trabalhar em sistemas semelhantes... e no caso da DHL, já estão a dar uso a drones para entregas hoje mesmo.

Não é preciso entrarem em pânico com um exército de drones a voarem descontrolados nos céus. Por agora trata-se de um sistema de entregas que opera unicamente sob condições muito particulares e para uma pequena ilha alemã (Juist) com cerca de 1500 habitantes - mas com o objectivo de servir como campo de teste para que no futuro este tipo de sistema se possa expandir a mais locais.

Este Paketkopter apenas opera em horários em que não esteja disponível o meio de transporte habitual (o ferry) e apenas para levar medicamentos. O sistema também evita toda a complexidade da entrega directa aos clientes, levantando de uma base da DHL e aterrando numa plataforma específica, onde alguém qualificado se encarregará de retirar as encomendas e depois as entregar aos destinatários. Ainda assim, o drone é capaz de fazer o percurso de 12Km de forma autónoma, voando a cerca de 50m de altura e a uma velocidade máxima de 65Km/h.

Aos poucos... lá nos vamos aproximando do dia em que fazer uma encomenda online dará origem a um processo de entrega imediata e que poderemos acompanhar em tempo real, do centro de distribuição mais próximo até ao local de destino. :)

1 comentário:

  1. Mas mesmo assim, continua sem se poder evitar o perigo de roubo do material (da encomenda e do drone). Nunca ouvi ninguém falar sobre isso quando se fala de drones a entregar correio.

    ResponderEliminar