2014/09/12

Hangouts já não precisam do Google+


Depois de toda a insistência (exigência) de que se usasse o Google+ como núcleo central de tudo o que fosse relacionado com o Google, torna-se ainda mais surpreendente ver a velocidade com que o Google tem invertido essa posição desde a saída de Vic Gundotra do Google.

Agora é a vez dos Hangouts, estreados como parte integrante do Google+, permitirem utilizadores que não tenham perfil no Google+ em video chamadas em grupo. É uma alteração que já tinha sido anunciada no final de Julho passado, e que de certo modo vem validar aquilo que tínhamos dito logo desde o início: de que os Hangouts poderiam vir a ser o verdadeiro grande trunfo do G+.

Não quero com isto dizer que o Google+ esteja prestes a ir para o "matadouro" - muito pelo contrário, tem muitas coisas bem feitas - mas é inegável que o Google quer desagregar as suas melhores coisas da imposição de ser obrigatório usá-lo. Não só temos este caso dos Hangouts, como também há rumores que o Google quer desagregar o serviço de fotos (e o seu excelente agrupamento e organização automática) dessa obrigatoriedade.

Todos estão livres para mudar de ideias... mas isso não faz com que o passado seja subitamente esquecido.

P.S. Continua a ser necessário ter uma conta Google para usar os Hangouts, só estão livres é de ter que criar o perfil no Google+.

1 comentário:

  1. A malta embirrou com o g+ e pronto, é da maneira que serve como filtro de noticias visto que o facebook é aquilo que sabemos.

    ResponderEliminar