2014/09/01

Novos Intel Haswell-E estreiam Core i7 octa-core


Acompanhar a evolução tecnológica é algo que não dá tempo para grandes paragens, e no caso dos CPUs isso significa que em breve poderão ter que fazer contas à vida para adoptarem um dos novos Haswell-E, que contam com o primeiro Core i7 octa-core.

Se para a grande maioria dos utilizadores, a opção por um Core i5 ou i7 com maior velocidade de relógio será a opção mais produtiva (temos um Core i7 quad-core a 4.0-4.4GHz), para aqueles que usam os seus computadores com programas que tirem partido dos multi-core, estes novos CPUs Haswell-E serão altamente atractivos (embora potencialmente não ao ponto de justificarem o investimento no topo de gama de 999 dólares!)

Este Core i7 5960X octa-core (que se comportam como 16 graças ao hyperthreading) tem 20MB de cache e funciona a 3.0-3.5GHz. É acompanhado por dois modelos hexa-core (6/12) de 3.3 e 3.5GHz (e onde o modelo mais económico corta nas lanes PCIe 3.0, de 40 para 28, mas ainda assim mais que as 16 dos Haswell "normais". Para as tarefas que dêem uso aos processadores, a Intel diz estes novos chips podem ser até 70% mais rápidos que as versões quad-core, como na conversão e processamento de vídeo (embora quem faça isso também possa recorrer à aceleração por GPUs).

Mas se quiserem tirar partido destes novos CPUs preparem-se para investimentos adicionais. Estes Haswell-E vão obrigar a ter um novo socket (LGA 2011 v3), o que significa nova motherboard (com chipset X99)... e também novo investimento em memórias, pois passam a utilizar DDR4, e em quad-channel.


Não menos impressionante é vermos que em cerca de uma década passamos de um Intel Pentium 4 single-core (que até "derretia") para CPUs 40 vezes mais potentes, com 8 cores, e que gastam pouco mais energia que os CPUs daquela altura. Nada mau, pois não? Agora falta ver como estaremos daqui por mais dez anos. :)

1 comentário:

  1. Eu acho que uma comparação mais correcta é comparar a performance de um CPU de 1 Core antigo com um core dos novos CPU's, pois o resto é apenas multiplicar por 2, 4 ou 8 o numero de cores mas para correr uma aplicação que não tire partido (ou não possa tirar) de mais que 1 core o que se conseguiu evoluir é o que 1 core rende.

    ResponderEliminar