2014/09/20

Nvidia demonstra veracidade das fotos lunares


A Nvidia já apresentou as suas mais recentes placas gráficas (GTX 980 e 970) e com elas chega uma nova técnica de iluminação que a Nvidia resolveu demonstrar aplicando às teorias de conspiração sobre a (não) ida à Lua.

Por muito potentes que sejam os GPUs actuais, a maioria deles ainda tem que recorrer a "truques" para tornar possível a geração de imagens às velocidades necessárias. Uma dessas batotas aplica-se normalmente aos sistemas de iluminação, com fontes luminosas que podem gerar sombras... mas que não geram realmente os reflexos naturais que conhecemos da vida real. Isso é algo que pode ser feito com a técnica de ray-tracing, mas que mesmo hoje em dia é demasiado morosa para ser usada em tempo real em cenas complexas.

Com estas novas placas a Nvidia apresenta-nos o Voxel Global Illumination (VXGI), uma técnica que permite recriar os reflexos indirectos da luz ao bater em diferentes superfícies, aproximando-se das imagens ray-traced mas sendo possível calculá-las de forma muito mais rápida. E a demonstração que a Nvidia decidiu fazer foi curiosa: recriar a famosa cena da alunagem com Buzz Aldrin a sair do módulo lunar.

Esta é uma cena famosa pois os que defendem que tudo aquilo foi montagem dizem que, estando Buzz Aldrin na sombra do módulo lunar e não havendo atmosfera para reflectir a luz, ele deveria estar na escuridão total e não estar "iluminado" como aparece na foto - daí propondo que se tratou de uma montagem num estúdio, com iluminação preparada.


O que faltou dizer é que a superfície lunar também reflecte a luz solar, e portanto ilumina o que estiver "na sombra". Mas mesmo assim, aplicando o sistema de iluminação da Nvidia, o resultado era um Buzz Aldrin menos iluminado do que na foto... Estaria a Nvidia prestes a demonstrar que as fotos lunares eram mesmo falsas?

Não... o que faltava adicionar Neil Armstrong, que estava a tirar a fotografia, e cujo fato de astronauta branco actuou como reflector, proporcionando a restante iluminação que faltava. Adicionando-se esse elemento tudo "bateu certo" e as teorias da conspiração ficam mais uma vez desacreditadas.





A Nvidia vai disponibilizar esta demo publicamente nas próximas semanas, mas até lá, se querem saber mais sobre o VXGI, a Nvidia também tem um vídeo a explicar a tecnologia:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)