2014/09/01

O futuro animado do Material Design no Android


A iminente chegada do Android L e do seu "material design" promete trazer-nos das apps mais bonitas de sempre, e há quem já esteja a mostrar como algumas dessas apps poderão ser. Mas... há algumas preocupações sobre o que se esconde por trás da "beleza" aparente.

Não faltam designers e programadores a mostrar-nos de que forma poderão ser postas em prática as linhas directrizes do material design, e a maior parte das pessoas concordará que a coisa tem muito bom aspecto.


O material design traz ao Android, e de forma mais visível, o tipo de detalhes que tradicionalmente se encontravam no iOS e que faziam com que, mesmo que subliminalmente, os utilizadores preferissem o seu interface. As pequenas coisas como as transições e animações que direccionam a nossa atenção para o ponto desejado são coisas que influenciam bastante a utilização do sistema - e o Android L será um grande passo em frente nesse aspecto.

Mas... nem tudo poderá ser tão bom quanto "parece".

Tal como no iOS7 houve quem notasse que as animações tinham passado a ser demasiado morosas face ao iOS anterior (a Apple posteriormente acelerou-as um pouco), temos o caso caricato de que é mais lento abrir e fechar pastas no iOS7 do que nos iOS mais antigos. E o meu receio é que o mesmo tipo de coisa se possa vir a tornar comum no Android.

Sim, será bonito ver as coisas a deslizar e a transformarem-se no ecrã... nos primeiros 5 minutos. Depois disso, o que queremos é que as coisas apareçam o mais rapidamente possível, e a paciência para ver o ecrã a apresentar transições depressa se começa a esgotar. Se são utilizadores do Google na web, certamente já terão passado pela ridícula situação de, ao limparem as notificações do G+ na barra no topo do Gmail (por exemplo), terão que esperar "eternos" segundos, a olhar para uma mensagem de que está tudo limpo, antes que surja o link que vos permite saltar para o Google+!


Se bem utilizadas, estas animações poderão ajudar a disfarçar atrasos inevitáveis (por exemplo, mostrar conteúdos que estão a ser carregados da internet nesse momento, ou outro processamento que esteja a ser feito); mas receio que irão haver muitos mais casos onde estas animações irão ser feitas apenas "para ficar bonito"... e onde essa atracção rapidamente poderá dar lugar a um enorme sentimento de frustração, por estarmos continuamente a olhar para animações... em vez daquilo que realmente importa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)