2014/09/18

Os pixeis "dual domain" do ecrã do iPhone 6


Durante a apresentação dos novos iPhone 6 a Apple referiu a utilização de novos ecrãs com ângulos de visão mais alargados, e que usavam uns tais pixeis "dual domain". Afinal de que se trata; alguma nova tecnologia revolucionária?

Na verdade não. Embora os ecrãs dos iPhone 6 sejam melhores que os anteriores, dando o aspecto de estarem ainda mais "à superfície" do equipamento, continuam a ser ecrãs LCDs (e vai ser interessante ver que tal se comportam face ao ecrã Super AMOLED do Galaxy Note 4, que foi considerado o melhor ecrã mobile até ao momento).

Embora esta tecnologia "dual domain pixels" possa parecer uma novidade, já é usada há bastante tempo por diversos fabricantes, sendo inclusive usada no ecrã do HTC One (M7) e One X.


Em vez de se terem os pixeis perfeitamente alinhados (como se vê na imagem à esquerda) os dual domains usam um processo de fabrico que desvia ligeiramente os seus eléctrodos, fazendo com que fiquem ligeiramente na diagonal. O efeito é que quando se olha o ecrã de lado os espaços "mortos" ficam aparentemente mais reduzidos, permitindo maior luminosidade e visibilidade.

Por outro lado, as áreas a preto irão também sofrer uma ligeira tonalidade roxa, mas isso será algo que só será notado por quem for mesmo "esquisito" com este tipo de coisas (tipo eu!" :) O que interessa será saber se este ecrã estará à altura do mais recente ecrã da Samsung - algo que me parece difícil de atingir... (sendo que no aspecto da resolução, isso já é uma batalha perdida logo de início.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)