2014/10/05

Como funcionam as curvas de Bézier?


Os computadores gostam de trabalhar com coisas exactas, como píxeis. E quando se trata de desenhar uma curva as coisas rapidamente podem ficar fora de controle. As curvas de Bézier são algo que a maioria das pessoas já terá encontrado em programas de desenho, e é precisamente sobre elas que vamos falar hoje.

Para muitas pessoas poderá parecer um pouco estranho que para se desenhar uma curva se tenha que mexer em múltiplos pontos de controlo que à primeira vista nem sequer parecem ter muito a ver com a curva que aparece no ecrã. Mas a verdade é que as curvas de Bézier são uma excelente forma de definir curvas com elevada precisão e onde um utilizador que as domine tem total controlo sobre elas.

Os pontos de controlo que se arrastam "para fora" dos ponto de início e fim da curva são usados de forma engenhosa para gerar a curva, através de linhas sucessivas que vão sendo geradas de 0 a 100% do seu comprimento.

Como sempre, para algo visual nada como uma explicação igualmente visual, e daqui por 4 minutos só vos posso dizer que nunca mais olharão para estas curvas da mesma forma (mas podem também ir espreitar uma explicação mais demorada sobre as curvas de Bézier no Sketch, se gostarem mesmo deste tema - e que na verdade será útil independentemente do programa que utilizem.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)