2014/10/30

HP reinventa o computador com o Sprout


Os computadores muitos têm evoluído ao longo das últimas décadas, mas essencialmente têm-se mantido na mesma. A HP vem mostrar-nos que é possível revolucionar o conceito e tornar realidade aquilo que estamos habituados a ver apenas nos filmes e séries de ficção.

Este Sprout da HP é um produto que desafia a sua classificação. É um computador all-in-one com monitor de 23"; mas tem também um touchpad multitouch gigante de 20" na sua base; e como se isso não fosse já suficiente para nos intrigar, tem ainda uma câmara 3D e um projector integrado.

O resultado é uma máquina que parece saída de um qualquer episódio do Star Trek, onde podemos digitalizar objectos 3D, que depois são manipulados directamente no seu trackpad (com imagens projectadas), ou arrastados de/para o ecrã principal. Não é fácil explicar do que se trata - e felizmente há um vídeo que nos mostra estas suas capacidades em funcionamento.

É certo que se trata de um projecto ambicioso, e não será fácil cativar os developers de modo a que adaptem os seus programas para tirar o máximo partido deste Sprout; mas a ideia parece-me suficientemente "louca" para poder dar início a uma mudança na forma como se olham e interagem com os computadores, arrastando-nos para um mundo onde se torna comum usar mais dispositivos para se fazerem as coisas que se desejam fazer - como por exemplo, pousar o tablet ao lado de um PC e passar a usá-lo como controlador para o programa que estamos a usar no PC, ou vice-versa.

Pessoalmente, não me custa imaginar que daqui por mais alguns anos, estes Sprouts (ou os seus derivados/sucessores) passassem a ser as ferramentas de trabalho nas mesas das escolas.

3 comentários:

  1. Gosto em particular das capacidades de leitura da mente (00:34) - as mãos ainda estão longe do teclado e a palavra "ICE" já está quase escrita... Acredito que a funcionalidade é tão fluída como "demonstram" quando vir e experimentar (mesmo duvidando da praticalidade para os utilizadores comuns)

    ResponderEliminar
  2. não percebi qual a vantagem de usagem um touchpad+projector face a usarem simplesmente um tablet... de resto acho bastante interessante, só falta conjugar a possibilidade de feedback nos dispositivos táteis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um projecto permite-te criar "realidade aumentada" sobre objectos que coloques ali. Um tablet ficaria com o ecrã tapado.

      (Mas não me incomodaria ver um Sprout 2.0, com tablet *e* projector para ainda mais capacidades. :)

      Eliminar